Aceitar!

Este website utiliza cookies para assegurar uma melhor experiência no nosso website. Saber Mais

pt
en

informações

214 124 300

Temas de Saúde

O meu familiar tem Alzheimer e agora?

Dra. Sofia Neves (Psicóloga) . 21/09/2017

Quando nos deparamos com um diagnóstico clínico a primeira reação é de choque e medo, seguindo-se de muitas dúvidas: O que vai mudar na nossa vida? Qual o melhor tratamento? Será que me vai acontecer a mim? Quais os principais cuidados?

Mediante o diagnóstico, o médico especialista poderá prescrever um medicamento que vise atrasar o agravamento dos sintomas, todavia é fundamental que o tratamento inclua outras estratégias complementares à farmacoterapia, tais como, o apoio psicológico, a estimulação cognitiva, a terapia ocupacional, a psicomotricidade, a fisioterapia, entre outras.


Nesse sentido, a abordagem multidisciplinar permitirá o acompanhamento do seu familiar pois ajusta a intervenção às necessidades de cada estádio da doença.


A Casa de Saúde de Carnaxide dispõe de uma equipa multidisciplinar que pode ajuda-lo a perceber quais as terapias mais adequadas ao seu familiar, permitindo que possa cuidar dele em casa retardando a necessidade de integração em regime residencial.  


As alterações cognitivas terão impacto no desempenho da vida diária, pelo que a neuroreabilitação tem como objetivo promover a funcionalidade e autonomia da pessoa com demência. 


A implementação do Programa de neuroreabilitação Cuidar da Mente integra os seguintes serviços:

- Avaliação Neuropsicológica;

- Sessões psico-educativas para explicar as alterações que a doença provoca na cognição, no comportamento e nas emoções;

- Sessões de grupo/individual de estimulação cognitiva para pessoas com demência leve e moderada;

- Aconselhamento de adaptações do domicílio;

- Sessões de grupo/individual de Terapia Ocupacional;

- Sessões de grupo/individual de Psicomotricidade;

- Frequência de terapias em Regime de Área de Dia;

- Regime Residencial.


Agende uma visita à Casa de Saúde de Carnaxide e reúna informação sobre qual a reabilitação mais adequada ao seu familiar.


Partilhar este artigo