Cancro da mama: sintomas, fatores de risco e tratamento
04/10/2022
Operação às Cataratas: O que precisa Saber
16/05/2022
Tomossíntese - Mamografia em 3D
29/10/2018
A vivência da agressividade nas pessoas com transtornos psiquiátricos: desafios para a relação terapêutica
11/04/2018
O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa
20/03/2018
Pilates clínico adaptado à gravidez
O maior objectivo do pilates clínico na gravidez é o de apreciar os benefícios do exercício evitando sempre quaisquer riscos. A mulher grávida que tem uma prática regular de exercício físico durante a gravidez enfrentará o momento do parto com maior confiança e determinação, e a sua recuperação após o mesmo será mais rápida.
O pilates clínico poderá também ajudar a reduzir alguns factores de risco que por vezes aparecem no período de gestação como a hipertensão ou a diabetes.
Durante as sessões os exercícios e movimentos originais de pilates são adaptados à condição da grávida. A intensidade de exercício deverá ser leve a moderada e sem impacto. Além de controlados e com poucas repetições, os movimentos são coordenados pela respiração permitindo respeitar o ritmo e os limites de cada mãe.
O treino feito irá ajudar a manter a forma física, força e endurance, fazendo com que as alterações físicas da gravidez ocorram de forma mais controlada e confortável. Sempre transversal a qualquer trimestre e igualmente importante durante as nossas aulas está o foco na postura, pretendemos que a grávida possa levar para o quotidiano uma postura correcta e forma de saber como se corrigir.
Assim, para a mulher grávida sem nenhuma condição especial e com autorização médica, a evidência científica apela que a prática de exercício físico durante a gravidez físico é altamente aconselhada. Na Joaquim Chaves Saúde a prescrição de exercício por parte do fisioterapeuta constitui um desafio em que a segurança da mãe e do bebé é a prioridade!
Dito isto é necessário ter consciência de que poderão existir algumas contra-indicações e daí a importância da realização de uma consulta de avaliação inicial antes de integrar uma mãe numa turma de pilates clínico. Trabalhamos em consonância com o médico obstetra que deverá confirmar através de uma autorização que a mãe está apta a realizar exercício físico.
Informações gerais
-
Inicialmente a grávida será alvo de uma avaliação individual que permitirá a definição de objectivos a alcançar durante as sessões. Aqui é feita a triagem das indicações e contra-indicações da realização de exercício físico durante a gravidez. A avaliação inicial é gratuita.
-
As aulas são pequenos grupos de mães, no máximo 4, para que a atenção da fisioterapeuta não se dissipe e o treino seja personalizado.
-
Quem determina a partir de que altura será possível iniciar a actividade é o médico obstetra. É obrigatório trazer uma autorização escrita por parte do médico obstetra indicando que a situação clínica da mãe e bebe permitem a realização de exercício físico.
-
A frequência indicada será de 2 a 3 vezes por semana. O preço mensal será de 75 euros e 120euros correspondentemente.
-
As aulas têm uma duração de 45 minutos.