Aceitar!

Este website utiliza cookies para assegurar uma melhor experiência no nosso website. Saber Mais

pt
en

informações

214 124 300

Consultas e Especialidades

As clínicas médicas Joaquim Chaves Saúde disponibilizam consultas de Acupunctura, uma técnica terapêutica fundamentada na Medicina Tradicional Chinesa e, de acordo com a nova terminologia da Organização Mundial da Saúde, um método de tratamento complementar. 

Os efeitos terapêuticos da Acupunctura são obtidos quando médicos com essa formação aplicam agulhas sólidas e extremamente finas nos tecidos (normalmente na pele e nos músculos). Deste modo é possível modular o funcionamento do sistema nervoso, do sistema endócrino, do sistema imunitário e das glândulas exócrinas.

Saber Mais

A aplicação das agulhas é feita por médicos, em pontos definidos do corpo, chamados de "pontos de acupunctura" ou "acupontos" que se distribuem principalmente sobre linhas chamadas "meridianos chineses" e "canais", para obter diferentes efeitos terapêuticos, conforme o caso tratado. Também são utilizadas outras técnicas, em alternativa ou complementarmente, sendo as mais conhecidas a moxabustão (aplicação de calor sobre os acupontos ou meridianos) e a auriculoterapia.

A Acupunctura é utilizada como tratamento adjuvante em diversas patologias, nomeadamente em situações dolorosas como: dor miofascial (contracturas, dor muscular politópica), osteoartrose, algoneurodistrofia, fibromialgia e outras situações de dor crónica comuns, como a lombalgia ou a cervicalgia.

Existem estudos suficientes para considerar a Acupunctura eficaz no alívio da dor pós-operatória, dor pós-cirurgia dentária, nas náuseas (pós-quimioterapia e gravidez) e no tratamento da dor musculoesquelética.

Nem todas as patologias ou casos clínicos têm indicação para esta técnica e cabe ao seu médico decidir que casos podem ser tratados com Acupunctura. É da responsabilidade do médico investigar o seu caso clínico antes de decidir tratá-lo com Acupunctura.

A Acupunctura é uma técnica terapêutica muito segura, verificando-se que os efeitos adversos ocorrem fundamentalmente por má prática. É por isso fundamental procurar um profissional qualificado antes de decidir iniciar o tratamento. A Ordem dos Médicos definiu a formação específica que um médico deverá ter, de forma a estar qualificado a praticar Acupunctura.

Apenas após terminar um Curso de Pós-Graduação com pelo menos 300 horas, um médico se encontra habilitado a practicar esta técnica. Em Portugal, estão certificados pela Ordem dos Médicos os Cursos Universitários de: Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar no Porto (2003); Faculdade de Medicina de Coimbra (2007); Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (2010) e Escola de Ciências Médicas da Universidade do Minho (2012).

Após a aprovação da Competência pela Ordem dos Médicos, a Acupunctura passou a fazer parte das possibilidades de tratamento oferecidas por médicos em clínicas, hospitais e centros de saúde, sendo integrados os conhecimentos científicos contemporâneos no modelo de base tradicional.

MINIMIZAR

Serviços

Consulta Acupunctura

Unidades de Saúde

Clínica de Miraflores

Médicos

Sandra Carvalho

Outras Especialidades