Operação às Cataratas: O que precisa Saber

Descubra tudo sobre Operação às Cataratas. Em que consiste, qual o procedimento, quais as vantagens e os cuidados a ter.

Tags relacionadas

  • cataratas
  • oftalmologia

A operação às cataratas é um procedimento cirúrgico rápido e eficaz. Descubra em que consiste, quais as vantagens e os cuidados a ter.

A catarata é uma opacificação da lente natural do olho. Descubra o que é este problema, quais são as causas e os sintomas, o que acontece durante a cirurgia e o que esperar durante o pós-operatório.

O que é a catarata e quais são os sintomas?
A catarata é a opacificação congénita ou degenerativa da lente natural do olho - o cristalino, o principal responsável pela capacidade de focar imagens ao perto, como se se tratasse de um zoom. O principal sintoma da catarata é perda lenta, gradual e indolor da visão, perda do contraste e brilho intenso (halos e explosões de estrelas ao redor das luzes). O único tratamento é cirúrgico, feito pela remoção do cristalino e colocação de uma lente intraocular no seu lugar.

O que causa este problema?
As cataratas são a principal causa de cegueira tratável, mundialmente. A partir dos 65 anos de idade cerca de 20% das pessoas desenvolvem catarata, sendo que a probabilidade aumenta para os 50% a partir dos 75 anos.
São a principal causa evitável de cegueira no mundo e, em Portugal existem cerca de 200.000 pessoas com sinais e sintomas de catarata.

Quais são os fatores de risco das cataratas?
Os principais fatores de risco passam pela exposição excessiva à luz ultravioleta, o tabagismo, desnutrição, uso excessivo de corticoides e certas doenças sistémicas como a diabetes.

Que tipos de cataratas existem?
Existem diferentes tipos de catarata, sendo a senil a mais frequente que está relacionada com o envelhecimento. Outros tipos menos frequentes são a catarata congénita e a catarata traumática.
O médico oftalmologista, com base em exames efetuados, decide juntamente com o doente a necessidade e o timing de operar a catarata.

Quanto tempo demora a operação às cataratas?
A cirurgia às cataratas é uma das técnicas que mais tem avançado no mundo e Portugal não foge à regra. Este procedimento leva em média 30 minutos, mas pode demorar até 2 horas, dependendo da técnica que o oftalmologista optar por usar.

Qual é o procedimento de operação às cataratas mais comum?
O procedimento mais comum é a facoemulsificação ou FACO. Neste procedimento, é usado anestesia local, pelo que o utente não sente dor durante o ato cirúrgico. O cristalino, que está opacificado, é dissolvido por ultrassom e, em seguida, é removido em várias partes pequenas. Geralmente não necessita de pontos, o que permite a recuperação rápida da visão.

Qual é a taxa de sucesso desta cirurgia?
A taxa de sucesso da cirurgia é bastante alta e as complicações extremamente raras. No entanto, podem acontecer imediatamente no pós-operatório o aumento da pressão intraocular e edema da córnea (inchaço), geralmente transitório.
As infeções são raras e ocorrem numa em cada 1000 cirurgias. Outra complicação rara é o descolamento da retina.

O que esperar do pós-operatório da cirurgia das cataratas?
O pós-operatório é de uma forma geral isento de complicações e é possível regressar a casa imediatamente após a cirurgia, sem necessidade de internamento.

Na semana seguinte, com os devidos cuidados, poderá realizar a maior parte das suas tarefas do dia-a-dia. Além da recuperação rápida, a convalescença é bastante curta, tornando o tempo de recuperação reduzido, especialmente utilizando a técnica FACO ou a laser.

Ainda assim, são necessários alguns cuidados no pós-operatório de modo a evitar complicações:

  • Utilizar colírios conforme indicação do médico oftalmologista, no intuito de evitar infeções ou inflamações;

  • Repousar durante o primeiro dia após a cirurgia;

  • Proteger os olhos para dormir no primeiro dia, com um protetor acrílico.

  • Não dormir para o lado do olho operado na primeira semana;

  • Evitar atividades de visão de perto prolongadas na primeira semana (como usar o telemóvel ou computador);

  • Evitar banho de mar, piscina, rio, lago ou lagoa por 30 dias;

  • Evitar fazer desporto ou atividades de risco nas primeiras 4 semanas;

  • Evitar utilizar maquilhagem no primeiro mês.


Porquê escolher a Joaquim Chaves Saúde para a cirurgia da catarata?

Nas Clínicas Médicas Joaquim Chaves Saúde, encontra uma equipa experiente de especialistas em Oftalmologia. Conheça a nossa equipa completa de oftalmologia.

A Joaquim Chaves Saúde trabalha com as principais seguradoras, como Médis, Multicare, Tranquilidade ou AdvanceCare, entre outras. Adicionalmente, temos acordos com numerosas empresas e instituições. Descubra a lista completa de parcerias na clínica mais perto de si.
Na Joaquim Chaves Saúde encontra uma equipa de profissionais experiente, instalações de muito elevada qualidade e equipamentos de última geração, preparados para a cirurgia da catarata. Marque a sua consulta de forma digital.

Oftalmologia

Conheça esta área da saúde e encontre os cuidados certos para si.

Marcar consulta ou exame

Marque a sua consulta ou exame médico e receba os melhores cuidados.
Partilhar