Aceitar!

Este website utiliza cookies para assegurar uma melhor experiência no nosso website. Saber Mais

pt
en

informações

214 124 300

Consultas e Especialidades

A Gastrenterologia é a especialidade médica que se dedica ao estudo e tratamento das doenças do sistema digestivo: esófago, estômago, intestino delgado e intestino grosso, fígado, vesícula biliar e pâncreas.

Os gastrenterologistas, além da consulta médica, realizam exames endoscópicos de diagnóstico e tratamento, como a endoscopia, a colonoscopia e a CPRE.
Actualmente, devido ao elevado número de casos de tumores do tubo digestivo, estes exames assumem grande importância, nomeadamente, no rastreio do cancro colorrectal, considerado o tumor mais frequente em Portugal.

As clínicas médicas da Joaquim Chaves Saúde dispõem de uma equipa de especialistas em Gastrenterologia, com grande experiência no estudo, diagnóstico e tratamento destas doenças e na realização de exames endoscópicos.


Image title


A endoscopia digestiva alta é um exame que permite a visualização direta do esófago, estômago e duodeno (a primeira porção do intestino delgado), através de um fino tubo flexível (endoscópio) que se introduz pela boca e que possui uma câmara na sua extremidade, permitindo que o interior dos órgãos digestivos sejam observados e filmados. 

A colonoscopia é um exame que permite visualizar todo o intestino grosso e a parte final do intestino delgado. O exame consiste na introdução pelo ânus de um tubo flexível (colonoscópio) que possui uma microcâmara no extremo que permite visualizar com grande detalhe todo o intestino grosso, até ao cego e, eventualmente, o íleon terminal.

No caso da presença de lesões (por exemplo, pólipos), quer na endoscopia digestiva alta quer na colonoscopia, são feitas biópsias (recolha de pequenos fragmentos com uma pinça) para estudo anatomopatológico, com o objetivo de diagnosticar com rigor as lesões encontradas e estabelecer programas de tratamento e vigilância adequados.

Actualmente, considera-se que a melhor forma de prevenir o aparecimento do cancro colo-rectal é fazer o rastreio através de exames endoscópicos. A Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia recomenda que, para a população em geral, o rastreio do cancro do cólon e recto se inicie aos 50 anos.

Outras doenças que estão dentro do âmbito desta especialidade incluem: a doença de Crohn, a colite ulcerosa, as úlceras pépticas e a doença do refluxo gastroesofágico, assim como a patologia anal (hemorróidas, fissuras) que é do foro da Proctologia. As doenças do fígado (hepatites, cirrose) são do âmbito da subespecialidade de Hepatologia.

Serviços

Colonoscopia Total

Consulta de Gastrenterologia

Consulta de Proctologia

Endoscopia Alta

Enteroscopia Por Cápsula

Fibrosigmoidoscopia

Rectosigmoidoscopia

Unidades de Saúde

Clínica de Cascais

Clínica de Entrecampos

Clínica de Faro

Clínica de Gastrenterologia de Faro

Clínica de Miraflores

Clínica Europa

Médicos

António Alberto Santos

Cristina Chagas

Isabel Madeira Alves

Isabel Redondo

João Coimbra

Rita Herculano

Rui Pinto

Sofia Santos

Outras Especialidades