Lesão do ligamento cruzado anterior: o que é?

É uma das lesões mais frequentes do joelho e, quando não tratada, pode originar artrose precoce. Saiba tudo sobre a lesão do ligamento cruzado anterior.

Tags relacionadas

  • Ortopedia
Lesão do Ligamento Cruzado Anterior – Joaquim Chaves Saúde

A lesão do ligamento cruzado anterior é mais frequente em jovens e representa cerca de metade de todas as lesões do joelho. A crescente tendência para a prática desportiva tem provocado um aumento do número deste tipo de lesões e, quando ocorre, pode ser grave se não for tratada com sucesso. Descubra o que é a lesão do ligamento cruzado anterior e quais os tratamentos disponíveis. 

 

O que é a lesão do ligamento cruzado anterior? 

A lesão do ligamento cruzado anterior é um problema comum que afeta o joelho, mais precisamente um dos principais ligamentos que unem o osso da coxa (fémur) ao osso da perna (tíbia). Este ligamento desempenha um papel importante na estabilidade rotacional e anteroposterior da articulação do joelho.  
A lesão ocorre quando o ligamento é distendido para além da sua capacidade normal, originando uma rotura total ou parcial, sobretudo em consequência de movimentos bruscos, como mudanças rápidas de direção ou rotação excessiva do joelho. 

Quais são os sintomas da lesão do ligamento cruzado anterior? 

Os sintomas da lesão do ligamento cruzado anterior podem variar dependendo da gravidade da lesão, mas geralmente incluem:

Dor no joelho 

A dor pode ser aguda e intensa, no momento da lesão, ou pode desenvolver-se gradualmente ao longo do tempo.

Inflamação 

O joelho afetado pode ficar inchado, logo após a lesão, devido à acumulação de líquido intra-articular.

Instabilidade no joelho 

O paciente pode sentir que o joelho está instável ou que pode ceder a qualquer momento, especialmente em atividades que exigem movimentos de mudança de direção.

Redução da amplitude de movimento 

A capacidade de movimentar o joelho pode estar limitada, sobretudo quando o paciente tenta fazer uma flexão completa do mesmo.

Estalos no joelho

Alguns pacientes relatam ouvir ou sentir um estalo no joelho que, normalmente, ocorre no momento da lesão, em resultado da rutura parcial ou completa do ligamento cruzado anterior. 

 

O que causa a lesão do ligamento cruzado anterior? 

A lesão do ligamento cruzado anterior é, geralmente, causada por movimentos bruscos, traumas ou forças excessivas aplicadas ao joelho. Esta lesão pode ocorrer em qualquer idade, tanto em atletas como em pessoas que não praticam desporto. Contudo, é mais comum em atividades desportivas de alto impacto, pois fazem mais uso da articulação do joelho. As principais causas incluem:

Movimentos de mudança de direção 

Uma das principais causas da lesão do ligamento cruzado anterior é a mudança rápida de direção durante atividades desportivas, como ski, rugby, futebol e basquetebol. Quando o joelho está em movimento e ocorre uma rotação repentina, o ligamento pode ser distendido, para além da sua capacidade, e romper de forma parcial ou completa.

Receções ao solo inadequadas 

Fazer receções ao solo inadequadas, após um salto, pode exercer uma quantidade excessiva de pressão no ligamento cruzado anterior, provocando a lesão. 

Traumas diretos 

Um impacto forte e direto no joelho, tal como ocorre, por exemplo, em acidentes rodoviários, quedas ou entorses podem causar uma lesão no ligamento cruzado anterior.

Fatores biomecânicos 

Alguns fatores biomecânicos podem aumentar o risco de lesão no ligamento cruzado anterior, como a própria anatomia do joelho, o espaço da área onde o ligamento está localizado, o ângulo da articulação ou até mesmo fraqueza muscular. 

 

Como é feito o diagnóstico da lesão do ligamento cruzado anterior? 

O diagnóstico da lesão do ligamento cruzado anterior é efetuado pelo Ortopedista e passa pela avaliação clínica, história da lesão e exames de imagem. 

Avaliação clínica 

O médico realizará uma avaliação clínica completa, examinando o joelho afetado e verificando os sintomas relatados pelo paciente. Durante o exame, o médico pode realizar testes específicos para avaliar a estabilidade do joelho, como o teste do Lachman e o teste do Pivot Shift. Esses testes envolvem a movimentação cuidadosa do joelho para detetar instabilidade anterior ou rotacional.

Histórico de lesão 

O médico também levará em consideração a história de lesão do paciente, incluindo a descrição dos eventos que provocaram a lesão, quais os movimentos que foram realizados e os sintomas associados.

Exame de imagem 

A ressonância magnética  é o exame de imagem mais indicado para diagnosticar a lesão do ligamento cruzado anterior e, normalmente, permite confirmar o diagnóstico. Este exame fornece imagens detalhadas dos ligamentos, cartilagem e outras estruturas do joelho, permitindo que o médico avalie a integridade do ligamento cruzado anterior.

 

Em que consiste o tratamento da lesão do ligamento cruzado anterior? 

O tratamento da lesão do ligamento cruzado anterior pode variar, dependendo da gravidade da lesão, das necessidades individuais do paciente e do nível de atividade física desejado. As opções de tratamento podem incluir:

Fisioterapia 

A fisioterapia é fundamental no tratamento da lesão do ligamento cruzado anterior para fortalecer os músculos à volta do joelho, melhorar a estabilidade, reduzir a inflamação e melhorar a amplitude de movimento.

Uso de ortóteses 

Em alguns casos, em que se verifica instabilidade intensa, o uso de ortóteses, como ‎joelheiras, pode ajudar a fornecer suporte e estabilidade ao joelho, apoiando a função das articulações, especialmente durante a reabilitação e atividades físicas.  

Cirurgia 

Nos doentes mais ativos, é necessária a cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior para recuperar a função do joelho e diminuir o risco de desgaste da cartilagem e lesão meniscal secundária. Este procedimento consiste na extração de um enxerto de tecido saudável (normalmente, do tendão isquiotibial ou rotuliano), que é usado para substituir o ligamento danificado. A recuperação pode ser lenta e encontra-se bastante dependente da fisioterapia pós-operatória, mas o regresso ao desporto ocorre habitualmente entre os 6 e 8 meses.

 

O tratamento da lesão do ligamento cruzado anterior na Joaquim Chaves Saúde 

Na Joaquim Chaves Saúde vai encontrar uma equipa médica altamente especializada, apoiada por tecnologia de última geração para realizar um diagnóstico rápido, preciso e abrangente. Seja por reabilitação por fisioterapia especializada ou por procedimento cirúrgico, o nosso objetivo é restaurar a estabilidade do joelho e ajudá-lo a retomar as suas atividades diárias.  Marque já a sua consulta e recupere rapidamente a sua qualidade de vida.

Equipa clínica

Temos uma equipa de médicos e profissionais de saúde, especialista em diversas áreas, disponível para lhe dar o acompanhamento de que necessita.

Frederico Lage de Oliveira
Médico
Frederico Lage de Oliveira
Especialidade/Serviço
Ortopedia
Principais áreas de diferenciação
Traumatologia, Patologia Articular do Joelho, Cirurgia Aberta e Artroscópica do Joelho
Unidades de Saúde
Clínica Cirúrgica de Carcavelos, Clínica de Miraflores
Joaquim Rodeia
Médico
Joaquim Rodeia
Especialidade/Serviço
Ortopedia
Principais áreas de diferenciação
Patologia do Joelho
Unidades de Saúde
Clínica Cirúrgica de Carcavelos, Clínica de Miraflores, Clínica de Cascais
Miguel Duarte Silva
Médico
Miguel Duarte Silva
Especialidade/Serviço
Ortopedia
Principais áreas de diferenciação
Cirurgia da Anca: Artroplastia primária e de revisão da anca, Prótese da anca por via anterior e posterolateral minimamente invasiva, Patologia da Anca no Adulto Jovem, Artroscopia da Anca, Cirurgia do Joelho: Artroplastia primária e de revisão do joelho, Ligamentoplastia all inside do ligamento cruzado anterior, Tratamento de lesões meniscais, Artroscopia do joelho
Unidades de Saúde
Clínica Cirúrgica de Carcavelos, Clínica de Miraflores
Rita Alçada
Médico
Rita Alçada
Especialidade/Serviço
Ortopedia
Unidades de Saúde
Clínica Cirúrgica de Carcavelos, Clínica de Miraflores, Clínica de Cascais

Ortopedia

Conheça esta área da saúde e encontre os cuidados certos para si.

Marcar consulta ou exame

Marque a sua consulta ou exame médico e receba os melhores cuidados.
Partilhar