Joanetes: o que são, causas e tratamento

Podem ser dolorosos e impedir o paciente de caminhar. Nem sempre se conseguem evitar, mas há formas de os tratar. Tire aqui todas as dúvidas sobre joanetes.

Tags relacionadas

  • Ortopedia
Joanetes: o que são, causas, sintomas e tratamento – Joaquim Chaves Saúde

São uma das deformações mais comuns nos pés e cerca de 10 vezes mais frequentes no género feminino. A utilização de sapatos apertados, especialmente sapatos de salto alto e sapatos estreitos nos dedos, podem aumentar o risco para a formação de joanetes. Descubra como esta deformidade se desenvolve, os sinais a que deve estar atento e como tratar. 


Joanete: o que é?


O joanete, também conhecido como hallux valgus, é a deformação óssea que ocorre quando o dedo grande do pé (hallux) se desvia no sentido do segundo dedo (valgus). Este desvio perturba o correto alinhamento dos dedos, sendo que o segundo dedo e os restantes podem também ficar deformados. 
Os joanetes tendem a progredir lentamente e a agravar-se com o decorrer do tempo. Geralmente, são dolorosos e afetam não só a aparência mas também a funcionalidade do pé, podendo ser extremamente difícil caminhar, mesmo com sapatos adequados. 

Quais são os sinais e sintomas dos joanetes?

Nem todas as pessoas com joanetes apresentam os mesmos sintomas e, em alguns casos, podem ser assintomáticos. Contudo, os sintomas e sinais mais comuns podem incluir:

  • Protuberância óssea

  • Desvio do dedo grande do pé

  • Dor

  • Inchaço e rubor local

  • Sensibilidade ao toque

  • Calosidades

  • Restrição de movimento

Quais são as causas dos joanetes?  


As causas dos joanetes ainda não são completamente conhecidas, mas existem alguns fatores que podem contribuir para o seu desenvolvimento.

Predisposição genética 

Acredita-se que a predisposição genética desempenhe um papel importante no desenvolvimento dos joanetes. Certas características hereditárias podem influenciar a estrutura do pé e a estabilidade da articulação, aumentando o risco de desenvolver joanetes.

Anomalias estruturais do pé  

Algumas anomalias estruturais do pé podem contribuir para o desenvolvimento de joanetes, como, por exemplo, o pé chato ou pé plano . Estas características podem alterar a distribuição do peso corporal sobre a articulação do dedo grande do pé, aumentando a pressão nessa região.

Uso de calçado inadequado

O uso frequente de calçado apertado ou de salto alto pode exercer pressão excessiva sobre a articulação do dedo grande do pé, contribuindo para a formação de joanetes. Este calçado pode comprimir os dedos uns contra os outros e forçar o dedo a desviar-se da sua posição normal.

Como é feito o diagnóstico dos joanetes?

O diagnóstico dos joanetes é feito pelo Ortopedista. Para determinar a sua presença e avaliar a extensão da deformidade, o médico poderá recorrer aos seguintes procedimentos: 


Exame físico

O Ortopedista irá observar o pé e a articulação do dedo grande para verificar a presença de uma protuberância óssea. Irá também avaliar a presença de dor, inchaço, rubor, sensibilidade e calosidades na região do joanete.


Radiografias

O médico pode solicitar radiografias para avaliar a estrutura óssea e a gravidade da deformidade. Geralmente, são as radiografias do pé em carga (MCDT Standard) que fornecem as informações necessárias para chegar ao diagnóstico, como a posição dos ossos, o ângulo da articulação e a presença de outras alterações articulares.

Qual o tratamento para os joanetes?

O tratamento dos joanetes pode variar dependendo da gravidade dos sintomas e do impacto funcional no dia a dia. Nos casos leves a moderados, as medidas de tratamento conservador podem ser eficazes. Já em casos mais graves, quando os sintomas são intensos ou a função do pé se encontra comprometida, pode ser necessária intervenção cirúrgica.

Tratamento conservador para os joanetes 

O tratamento conservador inclui as seguintes atividades:

  • Calçado adequado. É recomendado o uso de calçado adequado, confortável e espaçoso, com parte frontal larga. Os sapatos não devem comprimir o pé, para não provocar pressão sobre as articulações dos dedos.
  • Palmilhas e dispositivos ortopédicos. O uso de palmilhas e dispositivos ortopédicos pode ajudar a distribuir melhor o peso sobre o pé e fornecer suporte adicional, ajudando a reduzir o desconforto e a estabilizar a articulação.
  • Fisioterapia e exercícios. O fortalecimento dos músculos e a realização de exercícios específicos para os pés podem ajudar a melhorar a estabilidade e a mobilidade das articulações, aliviando os sintomas e retardando a progressão dos joanetes.
  • Medicamentos. Em casos de dor e inflamação, o médico pode recomendar o uso de medicamentos anti-inflamatórios ou analgésicos para alívio temporário dos sintomas.

Tratamento cirúrgico para os joanetes 

Quando o tratamento conservador não é eficaz ou a deformidade do joanete é grave e afeta significativamente a qualidade de vida do paciente, a cirurgia pode ser considerada. 
O tratamento cirúrgico do joanete visa corrigir a deformidade, realinhar os ossos e restaurar a função normal do pé. Pode ocorrer por via aberta ou percutânea, dependendo da gravidade e ângulo do joanete, presença de artrose (ou outras patologias associadas) e mobilidade articular. 
Pode ser realizada em ambulatório, sendo que o paciente pode ter alta nas primeiras 24 horas. As novas técnicas anestésicas e de controlo da dor tornam estes procedimentos mais rápidos e menos dolorosos, tornando o tratamento do joanete menos agressivo e invasivo.

Joaquim Chaves Saúde, tratamento rápido e eficaz dos joanetes 

Na Joaquim Chaves Saúde pode contar com uma equipa médica altamente qualificada, apoiada por equipamentos tecnológicos de primeira linha. Aqui poderá beneficiar dos tratamentos mais avançados da atualidade, onde a sua saúde e conforto estão em primeiro lugar.

Marque já a sua consulta para tratar, de forma rápida e eficaz, os joanetes e recuperar a sua qualidade de vida.

 

 

Equipa clínica

Temos uma equipa de médicos e profissionais de saúde, especialista em diversas áreas, disponível para lhe dar o acompanhamento de que necessita.

  • Manuel Resende Sousa
    Médico-coordenador
    Manuel Resende Sousa
    Especialidade/Serviço
    Ortopedia
    Principais áreas de diferenciação
    Patologia do pé e tornozelo - deformidades do antepé (hallux valgus, dedos em garra, entre outras), Pé plano, Pé cavo, Patologia inflamatória (artropatia reumatoide, artropatia úrica, entre outras), Patologia degenerativa (artrose do tornozelo, retropé, entre outras), Pé diabético, Artroscopia e traumatologia desportiva, Traumatologia e Deformidades pós-traumáticas
    Unidades de Saúde
    Clínica de Sintra, Clínica Cirúrgica de Carcavelos, Clínica de Miraflores, Clínica de Cascais
  • Raquel Carvalho
    Médico
    Raquel Carvalho
    Especialidade/Serviço
    Ortopedia
    Principais áreas de diferenciação
    Ortopedia infantil , Traumatologia infantil (pé plano, deformidades dos membros, dismetria, displasia da anca) , Traumatologia desportiva , Patologia pé e tornozelo (instabilidade ligamentar, entorses, lesões osteocondrais, artrodese pé/tornozelo, hallux valgus/rigiduz, metatarsalgias, neuroma Morton)
    Unidades de Saúde
    Clínica de Sintra, Clínica de Miraflores, Clínica de Cascais

Ortopedia

Conheça esta área da saúde e encontre os cuidados certos para si.

Marcar consulta ou exame

Marque a sua consulta ou exame médico e receba os melhores cuidados.
Partilhar