Cancro da mama: sintomas, fatores de risco e tratamento
04/10/2022
Operação às Cataratas: O que precisa Saber
16/05/2022
Tomossíntese - Mamografia em 3D
29/10/2018
A vivência da agressividade nas pessoas com transtornos psiquiátricos: desafios para a relação terapêutica
11/04/2018
O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa
20/03/2018
Psicomotricidade na Saúde Mental
O corpo é o espelho de todas as transformações a que a pessoa está sujeita no contacto com os diversos contextos de vida. A Psicomotricidade permite, através da mediação corporal, estudar, observar e avaliar os movimentos, as posturas e as mímicas da pessoa, uma vez que o corpo em movimento expressa a personalidade e revela os sentimentos e as emoções.
Esta área de intervenção utiliza o corpo como instrumento para tornar consciente a causa da problemática diagnosticada e pretende (re) encontrar sensações de prazer e bem-estar através da perceção e reelaboração da imagem corporal (forma como a pessoa vê e sente o seu corpo).
Quais os seus domínios de atuação e qual a população-alvo?
No campo da saúde mental a psicomotricidade tem um caráter preventivo e ao mesmo tempo terapêutico, dirigindo-se às seguintes perturbações psicopatológicas: (i) perturbações da ansiedade; (ii) perturbações do humor (iii) perturbações do comportamento alimentar; (iv) perturbações somatoformes (hipocondria, somatização); (v) perturbações psicóticas; (vi) perturbações do esquema corporal; (vii) problemas psicomotores específicos (viiii) demências.
Quais os seus objetivos?
(i) Tomar consciência do corpo como meio de expressão e comunicação;
(ii) Favorecer o relacionamento com o outro num espaço corporal e espacial;
(iii) Reconstruir e organizar as perceções e ações, no tempo em espaço, adaptadas à realidade;
(vi) Proporcionar experiências corporais, com enfoque na consciencialização do movimento e da respiração;
(v) Melhorar a autoestima por meio da vivência positiva da sua imagem corporal, estimulando o equilíbrio, a coordenação, o planeamento motor, a capacidade de relaxação e do controlo respiratório;
(vi) Reduzir os níveis de angústia e os sintomas corporais associados à problemática, possibilitando a estruturação e gestão das emoções;
Que métodos e técnicas utiliza como recurso?
Esta intervenção é sustentada pela estimulação de sete fatores psicomotores: tonicidade, equilíbrio, lateralidade, noção de corpo, estruturação espaciotemporal, praxia global e praxia fina. Estes são trabalhados com recurso métodos e técnicas específicas:
(i) Técnicas de relaxação terapêutica e consciencialização corporal - permitem o próprio controlo dos gestos, das posturas e das emoções, a eliminação das tensões musculares, a elaboração e organização da imagem e esquema corporal;
(ii) Técnicas de educação gestual, postural e reeducação gnoso-práxica - envolvem uma relação entre as capacidades cognitivas (como a perceção, representação, antecipação e planeamento) e a qualidade da praxia (ato motor), envolvida regulação dos estados tónicos, permitindo ao mesmo tempo trabalhar a coordenação e a postura;
(iii) Técnicas de expressão corporal e exteriorização - utilização de diferentes mediadores que permitam exteriorizar sentimentos e refletir sobre os mesmos, de forma a exprimir o estado interior e a criatividade da pessoa.
Dentro da vasta equipa multidisciplinar da Casa de Saúde de Carnaxide, a Psicomotricidade vem oferecer a possibilidade de intervir ao nível do desenvolvimento da capacidade de sentir e pensar o corpo. Permite a atribuição de significado emocional a um sintoma físico e atua sobre as suas causas.