Aceitar!

Este website utiliza cookies para assegurar uma melhor experiência no nosso website. Saber Mais

pt
en

informações

214 124 300

Temas de Saúde

Osteoporose

João David Miranda (Fisiatra) . 20/10/2016

A osteoporose é uma doença silenciosa, isto é, não causa sintomas até que aconteça a sua consequência mais grave, a fratura óssea.

As fraturas típicas da osteoporose ocorrem ao nível da coluna vertebral, do punho e da anca. Os ossos aumentam a sua densidade até atingir o seu pico máximo por volta dos 30 anos de idade. A partir de então, a densidade óssea diminui lentamente, estimando-se a diminuição de 0,3% ao ano. Na mulher, a perda é maior nos 10 primeiros anos após a menopausa, podendo chegar a 3% ao ano, sendo a perda maior na mulher sedentária.


A osteoporose é, atualmente, considerado um grave problema de saúde pública. Dado o aumento da esperança de vida e o envelhecimento crescente da população, a osteoporose tem uma prevalência cada vez maior em todo o Mundo.



FATORES DE RISCO


De acordo com critérios da Organização Mundial de Saúde, 1/3 das mulheres brancas acima dos 65 anos apresentam osteoporose e estima-se que cerca de 50% das mulheres com mais de 75 anos venham a sofrer alguma fratura osteoporótica. Em Portugal, a prevalência de osteoporose é de 10,2%.



FATORES QUE AUMENTAM O RISCO DE OSTEOPOROSE NAS MULHERES:


- Membros da família com osteoporose;

- Défice de cálcio na dieta;

- Estilo de vida sedentário;

- Etnia branca ou oriental;

- Constituição magra;

- Não ter estado grávida;

- Usos de certos medicamentos como corticosteróides e quantidade excessiva de hormona tiroideia;

- Menopausa prematura;

- Tabagismo;

- Consumo excessivo de álcool;



PREVENÇÃO


A prevenção da osteoporose é mais eficaz que o seu tratamento e consiste em manter ou aumentar a densidade óssea por meio do consumo de uma quantidade adequada de cálcio, da prática de exercícios nos quais se deve suportar o peso corporal (exercícios com carga, por exemplo, caminhadas) e, em alguns casos, da administração de medicamentos que diminuem a reabsorção óssea.


A OMS (Organização Mundial de Saúde) reconhece que a melhor forma de lidar com a osteoporose é através da sua prevenção logo desde o nascimento e ao longo da vida. 

Algumas intervenções para maximizar e preservar a massa óssea têm múltiplos efeitos benéficos na saúde. Aumentar a ingestão de cálcio, deixar de fumar, reduzir o consumo de álcool (< 30 g por dia), podem contribuir para prevenir a osteoporose e, potencialmente, diminuir de forma significativa a taxa de ocorrência de fraturas. O exercício físico também contribui para aumentar a DMO (Densidade Mineral Óssea) durante o crescimento e minimizar a perda óssea numa idade mais avançada. Quanto mais precocemente se adotar um estilo de vida saudável, maiores os ganhos em DMO. No entanto, as alterações são benéficas em qualquer idade. 



TRATAMENTO


O objetivo do tratamento consiste em aumentar a densidade óssea. Todas as mulheres, sobretudo as que sofrem de osteoporose, deveriam tomar suplementos de cálcio e vitamina D. Há também vários medicamentos que são úteis no tratamento da osteoporose.

As clínicas médicas Joaquim Chaves Saúde dispõem de especialistas e de equipas de terapeutas altamente qualificados no diagnóstico e tratamento da osteoporose.

Partilhar este artigo