Cancro da mama: sintomas, fatores de risco e tratamento
04/10/2022
Operação às Cataratas: O que precisa Saber
16/05/2022
Tomossíntese - Mamografia em 3D
29/10/2018
A vivência da agressividade nas pessoas com transtornos psiquiátricos: desafios para a relação terapêutica
11/04/2018
O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa
20/03/2018
Ouvir para Viver melhor
A audição é um dos sentidos mais importantes para a sobrevivência, para a aprendizagem e para a vida social em comunidade.
O aparelho auditivo é um extraordinário conjunto de estruturas que se alojam simetricamente em cada lado da nossa cabeça e que é capaz de captar milhões de sons fundamentais para a vida humana e para o desenvolvimento da nossa espécie.
Estimá-lo, cuidá-lo, e protegê-lo é um dever de cada ser humano.
COMO OUVIMOS?
Até o nosso cérebro reconhecer o som exterior, as ondas sonoras percorrem um complexo caminho através das diferentes divisões dos ouvidos – ouvido externo, médio e interno – sendo transformadas em sinais elétricos que percorrem os nervos auditivos até à região cerebral que processa essa informação – o cortex auditivo.
A integridade de todo este percurso – canal auditivo externo, membrana do tímpano e ossículos, cóclea, vias auditivas e cérebro - é fundamental para ouvirmos bem.
CAUSAS DE PERDA AUDITIVA
São múltiplas as causas de surdez, umas mais simples e de fácil resolução, outras mais complexas que requerem diferentes tipos de soluções.
Acumulação de cerumen
Corpos estranhos no canal auditivo – algodão, pedaços de silicone, etc
Crescimento anormal do osso do canal auditivo (associado à frequência de práticas como o surf, natação e mergulho)
Infeções bacterianas e virais como otites externas (frequentes na época balnear) e otites médias (frequentes na infância no decurso de infeções respiratórias)
Traumatismos do ouvido – rutura timpânica, fratura do osso temporal)
Doenças como a meningite, doenças virais e auto-imunes
Certos medicamentos (como medicamentos para o tratamento do paludismo e da tuberculose, salicilatos e outros)
Hereditariedade e alterações genéticas e congénitas podem condicionar malformações e doenças progressivas do aparelho auditivo
Ruído ocupacional ou recreativo repetido pode provocar surdez irreversível
Envelhecimento. O processo normal de envelhecimento provoca alterações progressivas nas delicadas estruturas celulares do ouvido interno.
QUAIS SÃO OS SINAIS E SINTOMAS DE PERDA AUDITIVA
Dificuldade em ouvir com clareza sons e palavras. Sensação de som abafado
Dificuldade em compreender as palavras inicialmente em ambientes com ruído ambiente e posteriormente em diálogos simples
Pedido frequente de repetição das palavras de forma mais alta e lenta
Necessidade de elevar o volume do som da televisão e rádio
Isolamento e recusa em manter contactos sociais, escondendo a surdez
Nas crianças, atraso na fala e mau aproveitamento escolar
COMO SE DIAGOSTICA A SURDEZ?
Quando há suspeita de surdez, deve-se recorrer a um Médico Otorrinolaringologista que é o especialista em doenças dos ouvidos nariz e garganta. Na sua consulta, será feita uma história clínica detalhada e um exame físico completo com particular atenção nos ouvidos.
Para obter um diagnóstico podem ser prescritos vários exames complementares como Audiometria e Impedancimetria, TC dos ouvidos e estudos laboratoriais.
A SURDEZ TEM CURA?
Uma grande parte das causas de surdez podem ser tratadas de forma simples restabelecendo a audição normal.
Existem outras causas de surdez como a surdez congénita ou diferentes tipos de surdez progressiva, que condicionam uma perda irreversível da audição. O tratamento e a correção dos níveis de audição com a utilização de modernos dispositivos médicos eletrónicos bem como o controlo das doenças subjacentes, permitem melhorar grandemente a qualidade de vida destes doentes.
QUAL O VALOR DOS RASTREIOS AUDITIVOS?
Os rastreios auditivos são exames de fácil execução que permitem detetar se existe ou não surdez e qual o seu nível.
Estes exames não permitem fazer o diagnóstico da causa da surdez devendo o paciente ser sempre observado por um médico Otorrinolaringologista para o diagnóstico e correção adequada a cada caso.
O QUE PODE ENCONTRAR NA CLÍNICA JOAQUIM CHAVES SAÚDE?
A Clínica Joaquim Chaves Saúde tem uma equipa competente de especialista em surdez – Otorrinolaringologistas, Audiologistas, Terapeutas – disponíveis para diagnosticar, tratar e orientar a Grande maioria das situações de surdez.