Aceitar!

Este website utiliza cookies para assegurar uma melhor experiência no nosso website. Saber Mais

pt
en

informações

214 124 300

Temas de Saúde

Ouvir para Viver melhor

Fernando Vilhena de Mendonça (Otorrinolaringologista) . 27/09/2016

A audição é um dos sentidos mais importantes para a sobrevivência, para a aprendizagem e para a vida social em comunidade.

O aparelho auditivo é um extraordinário conjunto de estruturas que se alojam simetricamente em cada lado da nossa cabeça e que é capaz de captar milhões de sons fundamentais para a vida humana e para o desenvolvimento da nossa espécie.

Estimá-lo, cuidá-lo, e protegê-lo é um dever de cada ser humano.



COMO OUVIMOS?


Até o nosso cérebro reconhecer o som exterior, as ondas sonoras percorrem um complexo caminho através das diferentes divisões dos ouvidos – ouvido externo, médio e interno – sendo transformadas em sinais elétricos que percorrem os nervos auditivos até à região cerebral que processa essa informação – o cortex auditivo.


A integridade de todo este percurso – canal auditivo externo, membrana do tímpano e ossículos, cóclea, vias auditivas e cérebro - é fundamental para ouvirmos bem.



CAUSAS DE PERDA AUDITIVA


São múltiplas as causas de surdez, umas mais simples e de fácil resolução, outras mais complexas que requerem diferentes tipos de soluções.

  • Acumulação de cerumen

  • Corpos estranhos no canal auditivo – algodão, pedaços de silicone, etc

  • Crescimento anormal do osso do canal auditivo (associado à frequência de práticas como o surf, natação e mergulho)

  • Infeções bacterianas e virais como otites externas (frequentes na época balnear) e otites médias (frequentes na infância no decurso de infeções respiratórias)

  • Traumatismos do ouvido – rutura timpânica, fratura do osso temporal)

  • Doenças como a meningite, doenças virais e auto-imunes

  • Certos medicamentos (como medicamentos para o tratamento do paludismo e da tuberculose, salicilatos e outros)

  • Hereditariedade e alterações genéticas e congénitas podem condicionar malformações e doenças progressivas do aparelho auditivo

  • Ruído ocupacional ou recreativo repetido pode provocar surdez irreversível

  • Envelhecimento. O processo normal de envelhecimento provoca alterações progressivas nas delicadas estruturas celulares do ouvido interno.



QUAIS SÃO OS SINAIS E SINTOMAS DE PERDA AUDITIVA


  • Dificuldade em ouvir com clareza sons e palavras. Sensação de som abafado

  • Dificuldade em compreender as palavras inicialmente em ambientes com ruído ambiente e posteriormente em diálogos simples

  • Pedido frequente de repetição das palavras de forma mais alta e lenta

  • Necessidade de elevar o volume do som da televisão e rádio

  • Isolamento e recusa em manter contactos sociais, escondendo a surdez

  • Nas crianças, atraso na fala e mau aproveitamento escolar



COMO SE DIAGOSTICA A SURDEZ?


Quando há suspeita de surdez, deve-se recorrer a um Médico Otorrinolaringologista que é o especialista em doenças dos ouvidos nariz e garganta. Na sua consulta, será feita uma história clínica detalhada e um exame físico completo com particular atenção nos ouvidos.

Para obter um diagnóstico podem ser prescritos vários exames complementares como Audiometria e Impedancimetria, TC dos ouvidos e estudos laboratoriais.



A SURDEZ TEM CURA?


Uma grande parte das causas de surdez podem ser tratadas de forma simples restabelecendo a audição normal.

Existem outras causas de surdez como a surdez congénita ou diferentes tipos de surdez progressiva, que condicionam uma perda irreversível da audição. O tratamento e a correção dos níveis de audição com a utilização de modernos dispositivos médicos eletrónicos bem como o controlo das doenças subjacentes, permitem melhorar grandemente a qualidade de vida destes doentes.



QUAL O VALOR DOS RASTREIOS AUDITIVOS?


Os rastreios auditivos são exames de fácil execução que permitem detetar se existe ou não surdez e qual o seu nível.

Estes exames não permitem fazer o diagnóstico da causa da surdez devendo o paciente ser sempre observado por um médico Otorrinolaringologista para o diagnóstico e correção adequada a cada caso.



O QUE PODE ENCONTRAR NA CLÍNICA JOAQUIM CHAVES SAÚDE?


A Clínica Joaquim Chaves Saúde tem uma equipa competente de especialista em surdez – Otorrinolaringologistas, Audiologistas, Terapeutas – disponíveis para diagnosticar, tratar e orientar a Grande maioria das situações de surdez.

Partilhar este artigo