Cancro da mama: sintomas, fatores de risco e tratamento
04/10/2022
Operação às Cataratas: O que precisa Saber
16/05/2022
Tomossíntese - Mamografia em 3D
29/10/2018
A vivência da agressividade nas pessoas com transtornos psiquiátricos: desafios para a relação terapêutica
11/04/2018
O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa
20/03/2018
Biofeedback Eletromiográfico
O Biofeedback permite fornecer ao utente um conjunto de informações de enorme importância acerca do movimento que o próprio está a realizar.
Habitualmente recorre-se à informação visual de um espelho ou à informação auditiva por parte do fisioterapeuta, mas a sua interpretação é subjectiva visto depender do conhecimento e experiência de cada um.
O sistema de Biofeedback Eletromiográfico permite resolver este problema, medindo a atividade elétrica dos músculos pretendidos, garantindo que cada movimento é realizado o mais corretamente tendo em conta o objetivo delineado. Em cada músculo são colocados dois eléctrodos que transmitem a informação a um tablet que apresenta os resultados ao utente. O fisioterapeuta define os parâmetros (limiares de ativação), individualizados para cada utente, em que pretende que cada exercício seja realizado.
Na literatura científica recente, a utilização do Biofeedback Eletromiográfico demonstrou maior efetividade na ativação muscular durante a realização de exercícios do ombro ou do joelho, assim como uma diminuição da dor mais rápida com consequente aumento da qualidade de vida de cada utente.
O Biofeedback Eletromiográfico pode ser utilizado tanto por atletas de alta competição, como pelos utentes que recorram à Unidade de Medicina Desportiva da Joaquim Chaves Saúde.