Aceitar!

Este website utiliza cookies para assegurar uma melhor experiência no nosso website. Saber Mais

pt
en

informações

214 124 300

Temas de Saúde

Dia Mundial da Luta Contra o Cancro

Dr. Carlos Cardoso (Diretor Técnico Laboratório Análises Clínicas Dr. Joaquim Chaves) . 04/02/2016

O cancro é uma das principais causas de morte no mundo. Todos os anos cerca de 8 milhões de pessoas são vítimas de cancro, com elevada mortalidade e morbilidade.

De um modo geral, o cancro vitimiza mais pessoas que o VIH, a tuberculose e a malária no seu conjunto. Estima-se que cerca de 40% dos cancros podem ser prevenidos e outros podem ser detetados em fase precoce do seu estado de desenvolvimento. 


A prevenção primária assegura o controlo e retarda o aparecimento. São exemplos de atuação ao nível da prevenção primária: redução da ingestão de gorduras, controlo ou redução do peso, ingestão diária de frutas, verduras e cereais, redução da ingestão de álcool, limitar o consumo de conservas, deixar de fumar.


A deteção precoce aumenta o sucesso do tratamento e a cura. Devem ser seguidas estratégias de prevenção secundária através da consulta regular do médico de família e/ou do especialista. Estes definirão os exames complementares de diagnóstico, mais adequados ao nível das análises clínicas, da anatomia patológica ou da imagiologia. 

Alguns exemplos: PSA total e livre no carcinoma da próstata, citologia cervico-vaginal em meio líquido + pesquisa e genotipagem do vírus do papiloma humano no cancro do colo uterino, ou a colonoscopia no cancro colorretal.

Partilhar este artigo