Aceitar!

Este website utiliza cookies para assegurar uma melhor experiência no nosso website. Saber Mais

pt
en

informações

214 124 300

Temas de Saúde

Anda a dormir o suficiente? Leve o Sono a Sério!

17/12/2015

Uma boa noite de sono pode aumentar até três vezes a capacidade das pessoas encontrarem soluções novas e criativas para os problemas difíceis do dia-a-dia.

O papel que o sono desempenha no bem-estar físico e psicológico é indiscutível, mas os dados mostram que passamos cada vez menos tempo a descansar. Se em 1950 dormíamos, em média, oito horas, em 2013, a estimativa apontava para menos uma hora e meia a duas de sono, com um total de seis horas e meia de descanso por noite. 

Suficiente? Responderemos mais adiante, porque antes de mais, importa perceber porque razão dormimos. De acordo com Russell Foster, um neurocientista britânico dedicado ao estudo dos ritmos circadianos, há três hipóteses que elucidam a questão:

  1. Reparação 

  2. Conservação de energia

  3. Processamento da informação e consolidação da memória – está provado que quando tentamos aprender uma nova tarefa, se estivermos com défice de horas de sono, a capacidade de aprendizagem reduz-se substancialmente.

O cérebro não dorme, aliás, algumas áreas estão mais activas durante o sono, mas é durante o período da noite que é realizado o processo de filtragem das toxinas e o "cérebro é limpo",precisamente como sucede com o sistema linfático no restante organismo.  


A privação de sono e, consequentemente, o cansaço, tornam as pessoas mais impulsivas, reactivas, com pior capacidade para a tomada de decisões e julgamentos, ao mesmo tempo que diminui a capacidade de memorização - bem como de consolidação da memória - para não referir o tendencial aumento de peso.


O stress constante – quase crónico - associado a problemas de sono, diminui o sistema imunitário, tornando as pessoas mais suscetíveis a infeções, de acordo com o especialista e professor na Universidade de Oxford. 


Em média, os especialistas recomendam 8 horas de sono, no entanto, depende de cada pessoa e da idade. Se tiver dificuldade em acordar de forma natural, sem o barulho normalmente estridente do despertador, é provável que precise de mais horas de sono. Se demorar muito tempo a levantar ou precisar de vários estímulos para o fazer, também são sinais de alerta.


O neurocientista refere que o excesso de luz no espaço de dormir, bem como a presença de aparelhos como o portátil ou o telemóvel, são entraves a uma boa noite de sono. Quantas vezes consultamos o telemóvel, navegamos na internet e espreitamos as redes sociais na cama e antes de dormir? Este procedimento não ajuda, pelo contrário, favorece o despertar de áreas de cérebro que deveriam estar a começar a “desligar”.


Experimente o desafio de disciplinar o seu sono! 


Image title


Partilhar este artigo