Cancro da mama: sintomas, fatores de risco e tratamento
04/10/2022
Operação às Cataratas: O que precisa Saber
16/05/2022
Tomossíntese - Mamografia em 3D
29/10/2018
A vivência da agressividade nas pessoas com transtornos psiquiátricos: desafios para a relação terapêutica
11/04/2018
O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa
20/03/2018
Esclerose Múltipla: Viver com a patologia
A Esclerose Múltipla é uma doença crónica, com a qual se tem de viver diariamente e para o resto da vida. Pode ter-se pouca ou nenhuma incapacidade física, pelo que o seu estilo de vida e o da sua família pode não se modificar de todo.
Os sintomas podem estar presentes de forma contínua ou serem mais pronunciados em certos momentos. Por vezes, terá de planear com maior antecedência as suas actividades e modificar alguns dos seus hábitos. Mas o mais importante é a forma como a pessoa encara a doença.
EXERCÍCIO
A fisioterapia e o exercício regular podem ser úteis para se manter em forma. Tanto fisioterapia como actividades como a natação, yôga ou ciclismo são úteis. Qualquer exercício de que goste e que seja capaz de fazer de forma confortável será benéfico. Para além de manter o tônus muscular, o exercício pode ser uma óptima forma de libertar a tensão e de relaxar.
ALIMENTAÇÃO
É importante ter uma alimentação nutricionalmente equilibrada garantindo que ingere todas as vitaminas e minerais necessários.
EMPREGO E FAMÍLIA
A Esclerose Múltipla pode trazer alguma incapacidade física e cognitiva ao longo de tempo, pelo que faz sentido avaliar o emprego actual, considerar uma reciclagem profissional para um emprego mais sedentário e menos exigente em termos físicos.
A Esclerose Múltipla pode mudar os papéis do casal, limitando as nossas actividades habituais. É importante uma boa comunicação para lidar com as mudanças com sucesso e para adaptarmos a nova situação em cada momento.
Saiba mais sobre a Esclerose Múltipla, o que é, subtipos, sintomas, tratamentos e prognósticos aqui.