Aceitar!

Este website utiliza cookies para assegurar uma melhor experiência no nosso website. Saber Mais

pt
en

informações

214 124 300

Temas de Saúde

Prevenção dos Acidentes Cardiovasculares - tome a decisão que pode mudar a sua vida.

João Leitão (Cardiologista) . 07/04/2015

As doenças cardiovasculares, são actualmente responsáveis por cerca de um terço das mortes em todo o mundo, nos países desenvolvidos e em desenvolvimento, e irão ser mais numerosas dado que os factores de risco para estas doenças continuam a aumentar.

Os factores de risco para estas doenças – colesterol elevado, hipertensão arterial, obesidade, diabetes, obesidade, sedentarismo, erros de alimentação, e tabaco – continuam a aumentar. Embora estes factores de risco sejam modificáveis, torna-se necessário identificá-los, estabelecer o nível de risco individual, e em conjunto com cada pessoa, definir uma estratégia que, a prazo, consiga levar a uma redução de risco efectiva e duradoura no tempo.


Sabemos hoje que as doenças cardiovasculares vão evoluindo de uma maneira silenciosa vários anos antes dos primeiros sintomas. Infelizmente a morte súbita e inesperada é muitas vezes o primeiro - e o último - sintoma. Através de um programa de avaliação de risco cardiovascular podemos ajudar a detectar estas doenças numa fase pré-clínica, isto é, antes de dar os primeiros sintomas.


Deste modo, deverá fazer-se um esforço envolvendo toda a sociedade no sentido de promover acções de sensibilização da comunidade visando a prevenção dos acidentes cardiovasculares. Recomendando a avaliação de risco cardiovascular estaremos a contribuir para a redução da mortalidade e da morbilidade na população geral, em particular no grupo de indivíduos assintomáticos de risco mais elevado e das suas famílias. 


Dispomos de programas de prevenção cardiovascular, com avaliação cardiológica personalizada, e recorrendo a meios de diagnóstico avançados, incluindo análises do sangue e urina, exames de eletrocardiografia em repouso e com prova de esforço, ou durante 24 horas (Holter), técnicas de imagem cardíaca através de ultrasonografia (Ecocardiografia Transtorácica), estudo dos fluxos com Doppler cardíaco, angiografia coronária por tomografia computorizada (Angio-TC), estudo morfológico e funcional com ressonância magnética cardíaca (RMC), e cintigrafia de perfusão do miocárdio (SPECT), e ainda através da medição ambulatória da pressão arterial durante 24 horas (MAPA).

Partilhar este artigo