Aceitar!

Este website utiliza cookies para assegurar uma melhor experiência no nosso website. Saber Mais

pt
en

informações

214 124 300

Temas de Saúde

A vivência da agressividade nas pessoas com transtornos psiquiátricos: desafios para a relação terapêutica

11/04/2018

As perturbações do comportamento representam 90% dos transtornos psiquiátricos. Nelas incluem-se, as alterações do comportamento que estão fortemente associadas aos comportamentos agressivos.

A existência de comportamentos agressivos, são particularmente difíceis e limitadores napara a relação e independentemente da forma como a agressividade é expressa, a mesma acarreta consigo danos marcantes para todos os intervenientes.


Documentos nacionais e internacionais dão-nos conta da frequência desta problemática bem como dos efeitos que produzem: são geralmente perturbações crónicas, recorrentes e geradoras de grande incapacidade na fase de adultícia. As boas práticas clínicas enfatizam a intervenção precoce e o uso de estratégias cada vez menos restritivas, sendo que a gestão destes comportamentos deve focar-se em intervenções que apoiem o autocontrolo, autodeterminação e respeito pela autonomia dos clientes.


A Casa de Saúde de Carnaxide dispõe de uma equipa de Enfermagem especializada em Saúde Mental e Psiquiatria, que sendo os enfermeiros os próprios instrumentos terapêuticos permitem o ajustamento durante o período de crise, abrindo janelas de possibilidade de mudanças no bem-estar físico e psicológico.

Partilhar este artigo