Aceitar!

Este website utiliza cookies para assegurar uma melhor experiência no nosso website. Saber Mais

pt
en

informações

214 124 300

Temas de Saúde

A prevenção é o principal caminho

Dr. Pedro Macedo (Radiologista) . 31/10/2017

O cancro da mama, pela sua elevada frequência no sexo feminino, justifica que se tomem todas as medidas necessárias e possíveis para diminuir a mortalidade e morbilidade que lhe estão associadas.

Como a sua causa é desconhecida, por certo multifatorial, a prevenção não pode ser primária, eliminando a causa, mas terá de ser secundária, melhorando a sua deteção, em fases precoces, onde o tratamento pode ser curativo.


Existem alguns fatores aceites como de risco para o cancro da mama, muitos dos quais não é possível controlar, como a idade (o principal fator de risco), exposição aos estrogénios produzidos pela própria mulher, mamas densas, história pessoal ou familiar de risco, terapia hormonal de substituição prolongada para a menopausa, radioterapia torácica, obesidade, consumo de álcool.


Por essa razão, torna-se fundamental que as mulheres, a partir dos 40 anos, façam regularmente os seus exames de rastreio, com mamografia e ecografia, os quais muitas vezes permitem diagnósticos de tal maneira precoces, que os tratamentos podem curar a paciente, com tratamentos médicos e cirúrgicos menos agressivos e menos mutilantes.

Partilhar este artigo