Cancro da mama: sintomas, fatores de risco e tratamento
04/10/2022
Operação às Cataratas: O que precisa Saber
16/05/2022
Tomossíntese - Mamografia em 3D
29/10/2018
A vivência da agressividade nas pessoas com transtornos psiquiátricos: desafios para a relação terapêutica
11/04/2018
O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa
20/03/2018
Diagnóstico e prevenção de doenças cardiovasculares em atletas
No Dia Mundial do Coração devemos assinalar que as Clínicas da Joaquim Chaves Saúde estão na linha da frente no diagnóstico e prevenção das doenças cardiovasculares nomeadamente em atletas.
Estão demonstrados, e são amplamente conhecidos, os benefícios da prática do exercício físico associados à promoção de um estilo de vida saudável, e à prevenção das doenças cardiovasculares. Nunca como hoje na nossa sociedade, tantos indivíduos são praticantes de exercício físico intenso e regular, e participantes em competições desportivas.
A morte súbita de origem cardíaca (MSC) é a principal causa de mortalidade em atletas durante o exercício. Apesar de rara, a sua ocorrência em atletas, muitas vezes jovens e aparentemente saudáveis, tem um grande impacto emocional e social na comunidade a que pertencem. Segundo as estatísticas mais recentes, os números variam muito de acordo com a população avaliada, estimando-se a ocorrência de 1 caso de MSC para 40.000, até 1 para 80.000 atletas, por ano. Ao longo do tempo, têm sido desenvolvidos continuamente esforços para melhorar o seu conhecimento, e encontrar estratégias de prevenção mais eficazes.
Uma variedade de condições cardíacas, hereditárias, estruturais ou elétricas, estão associadas a MSC em jovens atletas, muitas delas envolvendo arritmias, a maioria das quais podem ser detetadas ou suspeitadas através do registo de um simples eletrocardiograma (ECG) de 12 derivações em repouso.
As arritmias ventriculares são frequentemente detetadas no ECG em atletas, embora num número considerável de casos este poderá não ser conclusivo, sendo necessários outros exames de diagnóstico, como a Prova de Esforço, e o registo contínuo de ECG durante 24 horas (Holter) para avaliar corretamente o tipo de arritmia, e o risco que envolvem, apoiando a decisão de aconselhar o atleta a suspender ou a manter o treino, ou na participação em competições desportivas.
Além do ECG em repouso e com Prova de Esforço, e o Ecocardiograma-Doppler as Clínicas JCS de Miraflores e Cascais possuem agora a possibilidade de realizar registos de Holter em atletas, permitindo detetar arritmias durante as 24 horas incluindo o treino, utilizando equipamentos especificamente concebidos para esse fim, dado que com os registadores que geralmente são utilizados não é possível obter registos de qualidade.