Cancro da mama: sintomas, fatores de risco e tratamento
04/10/2022
Operação às Cataratas: O que precisa Saber
16/05/2022
Tomossíntese - Mamografia em 3D
29/10/2018
A vivência da agressividade nas pessoas com transtornos psiquiátricos: desafios para a relação terapêutica
11/04/2018
O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa
20/03/2018
A gravidez na Joaquim Chaves Saúde
A gravidez constitui um marco importante da vida reprodutiva da mulher. Ao longo da história a maternidade e a gravidez são vistos, para além do processo fisiológico da reprodução humana, como um evento com um impacto emocional e afetivo marcante.
Na Joaquim Chaves Saúde, existe uma equipa multidisciplinar constituída por médicos especialistas em Obstetrícia, bem como, uma equipa de enfermagem que realiza uma consulta adequada onde são realizados ensinos e intervenções específicas.
Prestamos um serviço pré-natal diferenciado, nomeadamente no acompanhamento de alto risco obstétrico. O apoio dado pelo departamento de genética, permite realizar um diagnóstico pré-natal certificado, juntamente com as ecografias obstétricas e técnicas invasivas de diagnóstico pré-natal, como a amniocentese.
Na completa extensão desta assistência, as grávidas podem realizar consultas pré-natais com os nossos pediatras, de forma a programar um acompanhamento precoce do futuro recém-nascido, criando logo processos de ligação, que prolongam o elo afetivo da maternidade. É oferecido às grávidas, um curso de preparação para o nascimento, ministrado por enfermeiros especialistas em saúde materna.
Na consulta de obstetrícia, a vigilância pré-natal constitui o principal objetivo para assegurar o nascimento de uma criança ou crianças saudáveis em caso de uma gravidez de gémeos e antecipando possíveis complicações e intercorrências da gravidez.
A programação das consultas adequadas ao grau de risco da gravidez, bem como, a realização de exames de diagnóstico específicos são fundamentais. No primeiro trimestre a grávida deve realizar uma ecografia obstétrica de datagem para a avaliação precoce de alterações dos cromossomas fetais e um rastreio pré-natal. Cada vez mais existem métodos de rastreio e diagnóstico pré-natal não invasivos que devem ser adequados em função da idade da grávida e dos achados encontrados na ecografia obstétrica. No segundo trimestre é realizada a ecografia para estudo morfológico fetal e no último trimestre para avaliação de crescimento e avaliação de bem-estar fetal. Em cada trimestre devem ser realizadas análises de sangue e urina conforme definido para a vigilância pré-natal.