Aceitar!

Este website utiliza cookies para assegurar uma melhor experiência no nosso website. Saber Mais

pt
en

informações

214 124 300

Consultas e Especialidades

Nas Unidades Médicas Joaquim Chaves Saúde pode aceder à especialidade de Medicina Nuclear, disciplina médica que se ocupa da investigação, diagnóstico e tratamento dos pacientes mediante o uso de radioisótopos como fontes radioativas abertas.


Trata-se de uma especialidade médica que se fundamenta na utilização da energia nuclear para fins médicos mediante o uso de substâncias conhecidas na física como isótopos radioativos, que emitem radiações absorvidas pelas células e detetadas no exterior do corpo através de equipamentos especiais como PET/ TC.


A Medicina Nuclear é um meio seguro e eficiente, em geral indolor e não invasivo, para se obter informações que, de outra maneira, seriam impossíveis de conseguir, usando um conjunto de procedimentos de alta sensibilidade que detetam precocemente alterações na estrutura e na função dos órgãos estudados.

Saber Mais


Além do seu uso no diagnóstico, o método permite avaliar recidivas, acompanhar a evolução, a remissão ou a progressão de certas patologias como tumores, enfermidades cardíacas, oncológicas, endócrinas, traumatológicas, renais, pulmonares, etc.


Como método de tratamento, a Medicina Nuclear também é um meio seguro, eficiente e de baixo custo para tratar certas afecções benignas e malignas curáveis com irradiação. Os tratamentos com radioisótopos realizados pela Medicina Nuclear podem, inclusivamente, ser aplicados quando as condições do paciente não permitem cirurgias ou outra forma de tratamento.


São utilizadas pequenas doses e a irradiação é dirigida quase exclusivamente às células e tecidos alvos, o que tem a vantagem de irradiar minimamente os pacientes e apresentar efeitos colaterais reduzidos. A irradiação com isótopos tem também utilidade no alívio da dor provocada por metástases, quando outros métodos forem ineficientes.


As técnicas de Medicina Nuclear são utilizadas em articulação com várias especialidades médicas e cirúrgicas como: Cardiologia, Endocrinologia, Gastrenterologia, Neurocirurgia, Oncologia, Ortopedia, Pediatria, entre outras.


Exames disponíveis nas unidades JCS na área da Medicina Nuclear:


  • PET/TC (Tomografia por emissão de positrões) com FDG, F-Colina e Gálio 68
  • Cintigrafia de perfusão cardíaca
  • Cintigrafia óssea
  • Renogramas (simples, diurético, sob Captopril)
  • Cistografia isotópica (direta e indireta)
  • Cintigrafias renal, pulmonar (ventilação e perfusão), tiroideia e paratiroideia
  • Recetores de somatostatina (Octreoscan)
  • MIBG (corporal e cardíaca)•Cintigrafia com Gálio 67 (corporal e parcelar, próteses)
  • Pesquisas de gânglio sentinela (mama, melanoma)
  • Tomografia cerebral (Datscan-Ioflupano, Perfusão, IBZM-Ioloprida)•SPECT/TC

MINIMIZAR

Unidades de Saúde

Centro Oncológico Drª Natália Chaves

Clínica de Radioncologia da Madeira

Médicos

Ana Daniel

Luís Oliveira

Susana Carmona

Teresa Martins Lúcio

Outras Especialidades