Como lidar com discussões constantes, distância emocional ou dificuldades em comunicar numa relação amorosa? A terapia de casal é uma ferramenta cada vez mais procurada por casais que desejam ultrapassar conflitos, melhorar a comunicação e reforçar a ligação emocional. Neste artigo, explicamos de forma clara e acessível o que é a terapia de casal, para que serve, quando deve ser considerada e quais os cuidados e limites deste tipo de intervenção.
O que é a terapia de casal?
A terapia de casal é uma abordagem terapêutica focada nas dinâmicas relacionais de uma parceria amorosa. Com o apoio de um psicólogo especializado, esta forma de intervenção trabalha questões emocionais, comportamentais e relacionais que possam estar a afetar a convivência e a ligação entre ambos os membros do casal.
Nesta modalidade de psicoterapia, os casais têm a oportunidade de explorar padrões de comunicação, identificar fontes de conflito e crenças que estão a afetar a relação, desenvolvendo estratégias para uma convivência mais saudável.
O principal objetivo da terapia passa por promover empatia, estimular a escuta ativa, ajudar a compreender o ponto de vista do parceiro(a) e construir novas formas de lidar com os desafios do dia a dia.