Coxartrose: o que é, sintomas e tratamento

Dores intensas, perda de mobilidade e de qualidade de vida. A artrose da anca ou coxartrose pode ter consequências incapacitantes. Saiba o que é e como tratar.

Tags relacionadas

  • Ortopedia
Coxartrose: Sintomas e Tratamentos – Joaquim Chaves Saúde

A artrose da anca (ou coxartrose) sintomática tem uma incidência de 88 por 100 mil habitantes por ano e é mais frequente nos homens até aos 45 anos e nas mulheres após esta idade. Afeta profundamente a qualidade de vida dos pacientes e pode ser incapacitante. Descubra o que é, quais os sintomas aos quais deve estar atento e como tratar.

 

O que é a artrose da anca ou coxartrose?

A artrose da anca, também denominada coxartrose, é uma doença degenerativa, crónica e irreversível da cartilagem da anca. A cartilagem que reveste a superfície óssea na articulação da anca desgasta-se gradualmente, conduzindo ao atrito entre os ossos, dor e inflamação. Com o tempo, a articulação pode ficar rígida e deformada.

Esta doença é mais comum em pessoas mais velhas, mas também pode ocorrer em pessoas mais jovens, especialmente aquelas com história de lesões articulares, problemas estruturais ou doenças inflamatórias.

Quais são os sintomas da artrose na anca?

Os sintomas da coxartrose podem variar de pessoa para pessoa, mas o sintoma mais comum é a dor. Os sinais incluem:

  • Dores na anca

  • Mobilidade limitada

  • Alteração da marcha

  • Estalidos

O que causa a coxartrose?

Existem vários fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da coxartrose. Algumas das causas mais comuns incluem:

 

Envelhecimento

Na grande maioria dos casos, a artrose da anca está associada ao envelhecimento - a chamada coxartrose idiomática. Com o passar dos anos, a cartilagem tende a desgastar-se, gradualmente, tornando-se mais suscetível à degeneração.

 

Desgaste crónico

Atividades físicas intensas ou repetitivas podem exercer um stress excessivo na articulação ao longo do tempo, o que contribui para o desgaste prematuro da cartilagem e desenvolvimento da coxartrose. É o caso de alguns desportos de alto impacto ou profissões que exigem movimentos repetitivos.

 

Condições subjacentes

Algumas doenças ou condições médicas podem aumentar o risco de desenvolver artrose da anca. É o caso da displasia da anca, artrite reumatoide, fraturas, lesões prévias e doenças inflamatórias, infeciosas ou vasculares.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico da artrose da anca é apoiado nos seguintes métodos:

 

História clínica

O médico fará uma série de perguntas para compreender os sintomas do paciente, incluindo a localização, duração e intensidade da dor, bem como a presença de rigidez e limitação dos movimentos da anca.

 

Observação médica

Durante a consulta, o médico avalia a amplitude de movimento da anca, procura sinais de inflamação na região e realiza testes específicos para determinar a estabilidade e a função da articulação.

 

Exames complementares de diagnóstico

O médico poderá solicitar alguns exames complementares. A radiografia é, muitas vezes, suficiente para confirmar o diagnóstico, sendo que a ressonância magnética pode fornecer imagens mais detalhadas para ajudar no diagnóstico diferencial. Em alguns casos, a tomografia computorizada pode ser útil para completar a avaliação das estruturas ósseas.

Em que consiste o tratamento da coxartrose?

O tratamento da coxartrose tem como objetivo aliviar a dor, melhorar a função articular e retardar a progressão da doença. O plano de tratamento pode variar, dependendo da gravidade dos sintomas, do impacto na qualidade de vida do paciente e de outros fatores individuais. As opções mais comuns incluem:

 

Alterações do estilo de vida

Perda de peso - perder peso ajuda a reduzir a carga na articulação da anca, aliviando a dor e diminuindo a progressão da coxartrose. Uma combinação de dieta saudável e exercício físico pode ser indicada para alcançar e manter um peso corporal adequado. Isto é especialmente importante em pacientes com excesso de peso ou obesidade.

Reforço muscular - exercícios específicos e técnicas de Fisioterapia podem ajudar a fortalecer os músculos ao redor da articulação da anca, melhorar a estabilidade e aumentar a flexibilidade. Além disso, alguns exercícios de alongamento e técnicas de mobilidade melhoram a flexibilidade, aliviam a rigidez e aumentam a amplitude de movimento.

 

Medicação

Os medicamos analgésicos podem ajudar a aliviar a dor leve a moderada e os anti-inflamatórios não esteroides podem ser prescritos para combater a inflamação. Qualquer medicação deve ser sempre prescrita e acompanhada pelo médico, e nunca tomada por iniciativa própria.

Outra possibilidade de tratamento são as injeções intra-articulares. Estas podem ser recomendadas em estádios precoces da coxartrose sintomática. Existem várias opções, sendo as mais frequentes a injeção com corticite (anti-inflamatório), viscosuplementação com ácido hialurónico ou injeção com PRPs (fatores de crescimento).

 

Cirurgia

A cirurgia é reservada para as fases mais avançadas da doença, quando os tratamentos conservadores não funcionam. A solução definitiva denomina-se artroplastia total da anca (prótese total da anca), sendo esta das cirurgias com maior taxa de sucesso em toda a Medicina. O principal objetivo da cirurgia é resolver as queixas de dor e devolver qualidade de vida ao paciente. Este procedimento consiste na substituição da articulação por uma prótese constituída por metal, polietileno ou cerâmica. Deve haver acompanhamento em Fisioterapia, logo após a cirurgia, e é expectável que seja necessário recorrer ao apoio de canadianas durante 1 a 2 semanas, dependendo do caso, com ganho de autonomia dia após dia. A recuperação total é esperada ao fim de 2 a 3 meses.

O tratamento da coxartrose na Joaquim Chaves Saúde

Nas clínicas da Joaquim Chaves Saúde vai encontrar especialistas em Ortopedia altamente qualificados para avaliar o seu caso, fornecer um diagnóstico preciso e desenvolver um plano de tratamento personalizado para a coxartrose. Desde as opções de tratamento convencionais às intervenções cirúrgicas avançadas, estamos aqui para encontrar a melhor solução para a artrose da anca. Marque já a sua consulta e dê o primeiro passo para aliviar a dor e recuperar a qualidade de vida.

 

 

Equipa clínica

Temos uma equipa de médicos e profissionais de saúde, especialista em diversas áreas, disponível para lhe dar o acompanhamento de que necessita.

Miguel Duarte Silva
Médico
Miguel Duarte Silva
Especialidade/Serviço
Ortopedia
Principais áreas de diferenciação
Cirurgia da Anca: Artroplastia primária e de revisão da anca, Prótese da anca por via anterior e posterolateral minimamente invasiva, Patologia da Anca no Adulto Jovem, Artroscopia da Anca, Cirurgia do Joelho: Artroplastia primária e de revisão do joelho, Ligamentoplastia all inside do ligamento cruzado anterior, Tratamento de lesões meniscais, Artroscopia do joelho
Unidades de Saúde
Clínica Cirúrgica de Carcavelos, Clínica de Miraflores
Rui de Almeida Martins
Médico
Rui de Almeida Martins
Especialidade/Serviço
Ortopedia
Principais áreas de diferenciação
Cirurgia do Joelho e Anca, Traumatologia Desportiva
Unidades de Saúde
Clínica de Sintra, Clínica de Cascais
Pedro Jordão
Médico
Pedro Jordão
Especialidade/Serviço
Ortopedia
Principais áreas de diferenciação
Ortopedia Pediátrica, Deformidades coluna vertebral, Patologia da anca da criança e adolescente, Deformidades musculoesqueléticas congénitas e adquiridas
Unidades de Saúde
Clínica Cirúrgica de Carcavelos

Ortopedia

Conheça esta área da saúde e encontre os cuidados certos para si.

Marcar consulta ou exame

Marque a sua consulta ou exame médico e receba os melhores cuidados.
Partilhar