Em que consiste o tratamento da coxartrose?
O tratamento da coxartrose tem como objetivo aliviar a dor, melhorar a função articular e retardar a progressão da doença. O plano de tratamento pode variar, dependendo da gravidade dos sintomas, do impacto na qualidade de vida do paciente e de outros fatores individuais. As opções mais comuns incluem:
Alterações do estilo de vida
Perda de peso - perder peso ajuda a reduzir a carga na articulação da anca, aliviando a dor e diminuindo a progressão da coxartrose. Uma combinação de dieta saudável e exercício físico pode ser indicada para alcançar e manter um peso corporal adequado. Isto é especialmente importante em pacientes com excesso de peso ou obesidade.
Reforço muscular - exercícios específicos e técnicas de Fisioterapia podem ajudar a fortalecer os músculos ao redor da articulação da anca, melhorar a estabilidade e aumentar a flexibilidade. Além disso, alguns exercícios de alongamento e técnicas de mobilidade melhoram a flexibilidade, aliviam a rigidez e aumentam a amplitude de movimento.
Medicação
Os medicamos analgésicos podem ajudar a aliviar a dor leve a moderada e os anti-inflamatórios não esteroides podem ser prescritos para combater a inflamação. Qualquer medicação deve ser sempre prescrita e acompanhada pelo médico, e nunca tomada por iniciativa própria.
Outra possibilidade de tratamento são as injeções intra-articulares. Estas podem ser recomendadas em estádios precoces da coxartrose sintomática. Existem várias opções, sendo as mais frequentes a injeção com corticite (anti-inflamatório), viscosuplementação com ácido hialurónico ou injeção com PRPs (fatores de crescimento).
Cirurgia
A cirurgia é reservada para as fases mais avançadas da doença, quando os tratamentos conservadores não funcionam. A solução definitiva denomina-se artroplastia total da anca (prótese total da anca), sendo esta das cirurgias com maior taxa de sucesso em toda a Medicina. O principal objetivo da cirurgia é resolver as queixas de dor e devolver qualidade de vida ao paciente. Este procedimento consiste na substituição da articulação por uma prótese constituída por metal, polietileno ou cerâmica. Deve haver acompanhamento em Fisioterapia, logo após a cirurgia, e é expectável que seja necessário recorrer ao apoio de canadianas durante 1 a 2 semanas, dependendo do caso, com ganho de autonomia dia após dia. A recuperação total é esperada ao fim de 2 a 3 meses.