Nutrição

médica nutricionista a falar com paciente

A Nutrição é a área que aconselha e esclarece os princípios de uma alimentação saudável. Por alimentação saudável entendem-se os hábitos alimentares que contribuem para o bom funcionamento do organismo. Também se inclui na nutrição a suplementação alimentar, dirigida ao apoio de terapias específicas ou a casos onde a alimentação não chega para cobrir as necessidades, como, por exemplo, em doenças crónicas e degenerativas ou em atletas de alto rendimento.

O excesso e a falta de peso, a obstipação e a diarreia crónica, diabetes e doenças cardiovasculares estão entre as condições que a Nutrição visa prevenir e tratar. Para além disso, também a obesidade infantil, juvenil e do adulto são alvos do estudo desta área. A alimentação na gravidez e aleitamento, os hábitos dos desportistas, alimentação de doentes com doenças inflamatórias do intestino, doença celíaca, síndrome do intestino irritável (SII), azia e refluxo gastroesofágico são outros dos muitos focos da Nutrição.

O colesterol, substância encontrada em todas as células do corpo humano, e que tem importantes funções naturais, tende a aumentar na circulação quando há doença arterial ou disfunção hepática, como, por exemplo, na doença do fígado gordo. A esta situação silenciosa (que não produz sintomas) dá-se o nome de hipercolesterolemia e, quando existe uma predisposição genética para altos níveis de colesterol no sangue, estamos perante uma situação de hipercolesterolemia familiar. Controlar os níveis de colesterol no sangue, indo às causas primordiais do fenómeno, é algo que o plano nutricional, recomendado pelo nutricionista, pode ajudar.

Para além do colesterol, também o excesso de ácido úrico no sangue é mais facilmente controlado, seguindo o plano alimentar traçado pelo nutricionista. Esta doença, chamada hiperuricemia, é um fator de risco para desenvolver gota e, ainda, para o surgimento de outras doenças nos rins. É comum entre pessoas com problemas renais ou que ingerem altas quantidades de álcool e açúcares e que podem ter dificuldade em eliminar esta substância. Desta forma, vai-se acumulando nas articulações, tendões e rins, até provocar crises agudas, que podem ter consequências, a longo prazo, na mobilidade dos pacientes.

O nutricionista desempenha, assim, um papel importante na prevenção destes e outros distúrbios alimentares, que podem contribuir para o aparecimento de doenças cardiovasculares e degenerativas, como a osteoartrose, a osteoporose e doença de Alzheimer. Para isso, o nutricionista desenha um plano alimentar, adequado ao contexto de cada paciente, para além de promover a educação alimentar necessária à compreensão e implementação do plano estabelecido.

Na Joaquim Chaves Saúde, encontra uma equipa experiente para o ajudar a desenhar um plano nutricional equilibrado, tendo em conta os seus objetivos e contexto pessoal.

Equipa clínica

Temos uma equipa de profissionais de saúde, especialista em diversas áreas, disponível para lhe dar o acompanhamento de que necessita.

  • Zélia Santos
    Zélia Santos
    Especialidade/Serviço
    Nutrição
    Principais áreas de diferenciação
    Nutrição Clínica , Obesidade , Tratamento Cirúrgico da Obesidade e Doença Metabólica, Diabetes, Doenças de Comportamento Alimentar , Especialidade em Nutrição Clínica
    Unidades de Saúde
    Clínica Cirúrgica de Carcavelos

Marcar Consulta

Conheça as consultas que disponibilizamos no âmbito desta especialidade e faça a sua marcação.