A sua gengiva sangra? Pode ser periodontite

A doença periodontal é a sexta patologia mais prevalente no mundo e afeta cerca de metade da população mundial. O que é exatamente e como se manifesta?

Tags relacionadas

  • Medicina Dentária

A periodontite e a gengivite são duas doenças periodontais. A gengivite é uma doença inflamatória, que advém da acumulação de placa bacteriana ou tártaro, na base dos dentes, junto à gengiva. Provoca um inchaço visível e desconfortável nas gengivas e faz com que estas sangrem com facilidade, durante a lavagem dos dentes – uma gengiva saudável não deve sangrar, se houver uma escovagem regular dos dentes. A periodontite, por sua vez, implica uma suscetibilidade acrescida – que é hereditária, ou seja, transmitida de pais para filhos – a uma potencial infeção bacteriana, que se venha a alojar entre o dente e a gengiva. Além do inchaço e sangramento, a periodontite pode incluir o alargamento do espaço dos dentes e, consequentemente, dentes a abanar, dentes mais compridos (porque a gengiva se retrai), mau hálito e um desconforto no paladar.


A periodontite é a sexta doença mais comum, a nível mundial. Em Portugal, os últimos estudos apontam para uma prevalência de cerca de 11% da população, um número que se estima muito inferior à realidade, devido à falta de informação sobre a doença e quais os seus sintomas, o que leva a muitos casos não diagnosticados.


Sendo uma doença inflamatória, a periodontite tem uma componente sistémica, o que faz com que esteja associada ao aparecimento de inúmeras outras patologias, entre elas as doenças cardiovasculares, a obesidade e até as infeções respiratórias. Por todas estas razões, o tratamento da periodontite deve ser considerado uma prioridade, não só em termos de bem-estar e qualidade de vida, mas também como um cuidado de saúde primário e fundamental.


Se sangra das gengivas ou se apresenta algum outro sintoma, mencionado acima, consulte um médico dentista e saiba o que se passa com as suas gengivas e qual o tratamento mais adequado ao seu caso.


A Joaquim Chaves Saúde disponibiliza, também, nos seus laboratórios de Análises Clínicas, um painel de pesquisa de bactérias associadas à periodontite. Nestes testes, é possível saber o resultado em 10 dias e começar, rapidamente, a tratar deste problema, com um acompanhamento profissional.

Marcar Consulta ou Exame

Conheça as consultas e exames médicos, que disponibilizamos na Joaquim Chaves Saúde, e faça a sua marcação.
Partilhar