Vem aí o calor – esteja atento aos sinais do melanoma
26/05/2023
A sua consulta de Cardiologia pode estar mais perto do que imagina
23/05/2023
Joaquim Chaves Saúde disponibiliza rastreios no Dia Mundial da Hipertensão
17/05/2023
Joaquim Chaves Saúde – 25 anos de Clínicas Médicas
12/05/2023
Joaquim Chaves Saúde abre dois novos postos de Análises Clínicas, no Alentejo e no Algarve.
28/04/2023
Artrite reumatoide – conheça os primeiros sinais e os fatores de risco
05/04/2023
Artrite reumatoide – conheça os primeiros sinais e os fatores de risco
Em Portugal, existem cerca de 40.000 pessoas diagnosticadas com artrite reumatoide. É uma doença inflamatória crónica, cujas causas exatas são desconhecidas, e que envolve as articulações. É uma patologia que, ao fim de 10 a 20 anos, particularmente nos doentes com uma resposta limitada aos tratamentos, pode resultar em níveis diferentes de incapacidade motora. Apesar de não se conhecerem as causas da doença, há fatores de risco associados e há tratamentos que podem ser iniciados logo nos primeiros sintomas.
Relacionados com a artrite reumatoide estão alterações hormonais, fatores genéticos, e infeções. Esta é uma doença autoimune, o que significa que são as próprias células do corpo – mais concretamente, as células do sistema imunitário – que passam a reconhecer outras células como prejudiciais, começando a "atacá-las", como se de um elemento patogénico se tratasse.
Esta doença pode surgir em qualquer fase da vida, sendo mais comum depois dos 45 anos, sobretudo nas mulheres. Caracteriza-se pela inflamação das articulações e pode conduzir à destruição do tecido articular e periarticular. Ao nível de sintomas, os pacientes com artrite reumatoide sentem dor nas articulações e dificuldade na realização de vários movimentos.
O diagnóstico, por parte de um Reumatologista experiente, é extremamente rápido para a maioria das características mais típicas desta patologia e é feito em âmbito de consulta. Contudo, o diagnóstico precoce, bem como formas menos típicas da doença, são mais difíceis de se obter. Assim, nestes casos, é necessário investigar vários sinais e sintomas característicos, conjugados com resultados laboratoriais e exames de Radiologia.
Nos últimos anos, houve melhorias substanciais no tratamento desta doença, que ainda não tem uma cura conhecida. No entanto, o tratamento precoce, através do controlo e supressão da inflamação, nos estágios iniciais, resulta numa melhoria substancial no prognóstico a longo prazo. Atualmente, o tratamento da doença inclui medicação oral, fisioterapia, a prática de exercício físico especializado e, em alguns casos, cirurgia
Não havendo formas de prevenir, nem uma cura para a doença, é fundamental estar atento aos primeiros sinais – dores e inchaço nas articulações, dores em movimentar-se e perdas de peso, aparentemente inexplicáveis. A Joaquim Chaves Saúde coloca ao seu serviço a especialidade de Reumatologia, onde encontra uma equipa de profissionais, disponível para aconselhar no melhor caminho para cada situação específica.