Vírus Respiratórios – saiba exatamente qual é a causa da sua infeção

Nesta época, propícia à propagação de infeções causadas por vírus respiratórios, saiba exatamente qual é o vírus que está a causar a sua infeção. O Laboratório Dr. Joaquim Chaves disponibiliza um Painel Molecular de Vírus Respiratórios, que lhe permite, numa simples análise recolhida em apenas uma amostra, saber qual é o vírus que está a afetar o seu organismo e qual a melhor terapêutica.

Nesta altura do ano, estamos na chamada época da gripe. É uma doença, maioritariamente, provocada pelo vírus Influenza, mas muitos outros podem também surgir. Os sintomas causados pelas várias infeções são muito semelhantes e, por essa razão, é muito difícil distingui-los sem recurso a testes laboratoriais.

O sucesso das campanhas de vacinação para a infeção pelo SARS Cov-2 teve um impacto no perfil das infeções respiratórias no decorrer deste ano. Este inverno está a observar-se uma circulação maior de outros vírus que causam infeção respiratória, designadamente Influenzavírus A e B, Vírus Respiratório Sincicial, Adenovírus respiratórios, Rinovírus, Parainfluenzavírus, Enterovírus respiratórios e Metapneumovírus, de acordo com os dados da Vigilância Epidemiológica da Gripe.

O Laboratório Dr. Joaquim Chaves disponibiliza um teste molecular, que permite a pesquisa simultânea de 19 tipos diferentes de agentes de infeção viral respiratória, mediante a colheita de uma simples amostra recolhida pelo nariz ou na garganta.

Se apresentar sintomas como tosse, febre, constipação, dores de cabeça ou nariz entupido, poderá realizar um teste PCR para confirmação e correta identificação do vírus causador da infeção, de forma a que lhe seja recomendada a terapêutica mais adequada ao seu caso. Para tal, basta dirigir-se a um posto de colheitas da Joaquim Chaves Saúde e solicitar a realização deste teste.

Os resultados serão sempre disponibilizados no dia útil seguinte ao da colheita da amostra. Trata-se de um painel molecular de PCR com especificidade e sensibilidade muito elevadas, permitindo um diagnóstico rigoroso e preciso.

Em caso de necessidade de aconselhamento médico, o Grupo Joaquim Chaves Saúde disponibiliza, ainda, nas suas clínicas médicas, consultas de Medicina Geral e Familiar, Pneumologia e Pediatria para acompanhamento destes casos.

Marcar Consulta ou Exame

Conheça as consultas e exames médicos, que disponibilizamos na Joaquim Chaves Saúde, e faça a sua marcação.
Partilhar