Aceitar!

Este website utiliza cookies para assegurar uma melhor experiência no nosso website. Saber Mais

pt
en

informações

214 124 300

Notícias

Os genes HLA podem influenciar a eficácia da vacina contra o SARS-CoV-2

13/12/2022

13/12/2022

Os genes HLA podem influenciar a eficácia da vacina contra o SARS-CoV-2

Através da realização de um teste genético (genotipagem do sistema de Antígenos Leucocitários Humano – HLA) pode-se avaliar a possibilidade de gerar uma melhor resposta imunológica contra o vírus SARS-CoV-2, após vacinação.

O Laboratório de Genética Médica do Laboratório de Análises Clínicas, Dr. Joaquim Chaves foi dos primeiros laboratórios, há mais de vinte e cinco anos, a realizar o teste genético: genotipagem do sistema de Antígenos Leucocitários Humano (HLA), por metodologia de Biologia Molecular, mais especificamente através de Sequence-Specific Primers (PCR-SSP).

Estudos recentes de investigadores da Universidade de Oxford, descobriram que, após uma dose de vacina contra a Covid-19, indivíduos portadores do alelo HLA-DQB1*06 geram uma melhor resposta imunológica criando mais anticorpos contra o vírus, comparativamente com os portadores de outros alelos. Para além disso, verificou-se que os portadores deste alelo HLA-DQB1*06 são também menos propensos a ser infetados com o SARS-CoV-2 depois de vacinados. Estas evidências são uma das razões para a diferente resposta imunológica à vacina observada. Este estudo foi publicado na revista Nature Medicine1.

O Laboratório de Genética Médica da Joaquim Chaves Saúde disponibiliza este teste genético, de genotipagem, que determina a presença ou ausência do alelo HLA-DQB1*06, neste contexto.




1- Mentzer, A. J. et al., Human leukocyte antigen alleles associate with COVID-19 vaccine immunogenicity and risk of breakthrough infection. Nature Medicine https://doi.org/10.1038/s41591-022-02078-6 (2022).

Partilhar esta notícia