Sintomas de doença hepática em crianças? A Joaquim Chaves Saúde testa aos adenovírus

A Joaquim Chaves Saúde disponibiliza, em todos os seus postos de colheita e clínicas médicas, um teste para a identificação do adenovírus 41, ligado a doenças hepáticas em crianças e adultos. Se apresenta sintomas como olhos amarelados ou urina ou fezes claras, é possível que esteja com uma inflamação no fígado - uma hepatite - causadas na maioria das vezes por um vírus.

Os adenovírus são comuns, e na maioria das vezes causam doenças ligeiras. Recentemente têm sido relacionados com hepatites ligeiras ou moderadas em crianças, especialmente o adenovírus 41. Não havendo vacina disponível, o diagnóstico rápido é uma ferramenta importante para o despiste das causas relacionadas com as hepatites, e o PCR em tempo real é um método seguro, rápido, sensível e específico. A amostra ideal são fezes, em pouca quantidade, recolhidas para um recipiente estéril.

A melhor forma de evitar a transmissão do vírus é a desinfeção frequente das mãos e a lavagem com água e sabão - especialmente em creches e escolas.

Marcar Consulta ou Exame

Conheça as consultas e exames médicos, que disponibilizamos na Joaquim Chaves Saúde, e faça a sua marcação.
Partilhar