Aceitar!

Este website utiliza cookies para assegurar uma melhor experiência no nosso website. Saber Mais

pt
en

informações

214 124 300

Consultas e Especialidades

As Unidades de Imagiologia da Joaquim Chaves Saúde são, desde o início da sua atividade, um expoente de vanguarda quer nos meios tecnológicos quer na qualidade dos seus profissionais.


A primeira Unidade de Imagiologia do Grupo, localizada em Miraflores, cedo se impôs como um pólo de referência na Imagiologia nacional e sinónimo da mais elevada qualidade associada aos métodos de imagem.


O ulterior desenvolvimento de outras Unidades replicou a mesma filosofia e a complementaridade das diferentes unidades constitui um dos pilares do sucesso da nossa atividade.


Dispomos de todas as técnicas atualmente utilizadas no diagnóstico por imagem:


  • Radiologia Digital
  • Densitometria Óssea
  • Mamografia Digital
  • Tomografia Computorizada (TC ou TAC)
  • Ecografia
  • Ressonância Magnética

Saber Mais

Radiologia Digital


Utiliza radiação X (raios X) e é atualmente efetuada em equipamentos com tecnologia digital direta, permitindo uma qualidade ímpar e com a menor dose de radiação para os pacientes. É utilizada no tórax, no abdómen e no estudo radiológico do esqueleto (ossos). É ainda hoje, em inúmeras situações clínicas, a primeira técnica de diagnóstico a realizar.


Densitometria Óssea


Utiliza radiação X em muito baixas doses, permitindo, com grande acuidade, o diagnóstico de osteoporose.


Mamografia Digital


Utiliza radiação X em baixa dose. A aquisição das imagens em equipamento digital direto permite uma acuidade diagnóstica muito mais elevada do que num equipamento sem esta tecnologia. Para além da aquisição digital direta, o Grupo dispõe, actualmente, na sua Unidade de Miraflores, da tecnologia complementar designada por Tomossíntese, que, através de tomografia, permite ser ainda mais eficaz no diagnóstico diferencial entre os diferentes tipos de lesões mamárias.


Tomografia Computorizada (TC ou TAC)


Utiliza radiação X. A Tomografia Computorizada, vulgarmente designada por TAC, tem sofrido avanços tecnológicos constantes. Na Unidade de Miraflores, a JCS possui um equipamento topo de gama, do mais atual a nível mundial, com 128 fileiras de detetores e que permite imagens de elevada qualidade, com rapidez e redução de dose de radiação insuperáveis. Apresenta enormes vantagens, em particular em doentes pouco colaborantes (idosos, crianças, ou outras causas de impossibilidade de colaboração), em que as estruturas a estudar têm movimentos contínuos (coração e grandes vasos) e em que são necessários estudos repetidos para seguimento periódico (por ex. na monitorização de patologia oncológica).


Ecografia


É um exame inócuo que utiliza ultrassons e não utiliza qualquer tipo de radiação prejudicial ao organismo. É utilizada numa enorme variedade de patologias e estruturas anatómicas, com excepção de estruturas com cálcio (osso) e ar (pulmão e vísceras ocas).


Ressonância Magnética


A Ressonância Magnética não utiliza radiação X nem qualquer outro tipo de radiação prejudicial. As imagens são formadas a partir da reacção das estruturas do corpo humano a um campo magnético. Apresenta algumas contra-indicações, essencialmente relacionadas com a presença, em alguns pacientes, de material susceptível de sofrer reações com a exposição ao campo eletromagnético (próteses metálicas, etc.).

MINIMIZAR

Unidades de Saúde

Clínica de Cascais

Clínica de Miraflores

Clínica Europa

Médicos

Adalgisa Guerra

Aliete Balsas

André Batista

Carla Saraiva

Carlos Cyrne

Catarina Mira

Catarina Vasconcelos

Isabel Cunha Seixas

Lara Delgado

Tiago Arroja Almeida

Outras Especialidades