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Desde sempre a marca Joaquim Chaves foi sinónimo de preocupação com qualidade de serviço ao utente.

Em meados da década de 1990, lançaram-se as bases do sistema de gestão da qualidade do Laboratório Dr. Joaquim Chaves. O processo culminou em 2001 com a acreditação do laboratório nas suas principais valências.


Os anos seguintes consolidaram critérios de desempenho técnico com o alargamento do âmbito acreditado. Em 2006, o Laboratório Dr. Joaquim Chaves já tinha sob acreditação 700 técnicas abrangendo mais de 90% do trabalho laboratorial. A par desta dinâmica, fortificava-se a aposta em programas de Controlo Interno e Avaliação Externa da Qualidade que sublinhavam a elevada qualidade dos resultados analíticos.


Em 2007, a percepção da importância da interface com o utente fez com que, estrategicamente, se tenha optado por um referencial de Certificação com base na ISO 9001. Lançou-se uma forte aposta na monitorização de funções críticas com indicadores da qualidade. Paralelamente, manteve-se a conformidade com a ISO 17025, referencial de relevo na área dos laboratórios.


Hoje em dia, a norma ISO 9001 está consolidada na maior parte das unidades da Joaquim Chaves Saúde com auditorias externas anuais a todas as unidades certificadas: Laboratórios de Análises Clínicas e de Anatomia Patológica, Clínicas de Ambulatório e de Radioncologia.


O Planeamento da Qualidade cumpre mais de 100 auditorias internas por ano.


A Política da Qualidade, desde a primeira hora implementada, defende orientações tão importantes como sejam a focalização no serviço prestado ao utente, a monitorização de funções críticas, a aposta na formação e qualificação das equipas, o desenvolvimento de relações de parceria, a organização preventiva e a optimização dos recursos num caminho de incontornável Boa Prática e Conformidade Legal.


Política da Qualidade


Princípios que constituem a Política da Qualidade da Joaquim Chaves Saúde:


1. Focalização Todos os esforços dos Colaboradores devem estar focalizados no serviço prestado ao Cliente, tentando, sempre, atingir ou ultrapassar as suas expetativas.


2. Monitorização As funções críticas, bem como a satisfação do Cliente, devem ser objetivamente monitorizadas.
Em particular, os Laboratórios devem ter implementados Programas de Controlo Interno e Avaliação Externa da Qualidade que, atempadamente, façam a aferição do seu desempenho técnico.

3. Formação Todos os Colaboradores devem estar eficazmente formados e qualificados, sendo responsáveis pelo seu desempenho e pela Melhoria Contínua do Sistema de Gestão da Qualidade.


4. Parceria Devem ser incentivadas as relações de parceria com Clientes Institucionais, Fornecedores e demais partes interessadas, dada a sua importância no êxito do Serviço ao Cliente.


5. Prevenção A atividade deverá ser planeada atendendo aos seus Riscos e ao cumprimento de Requisitos Legais, de Boas Práticas e outros que sejam aplicáveis, acautelando as suas implicações no Ambiente e na Sociedade em geral.


6. Otimização A gestão será sempre orientada, no sentido de conciliar a Boa Prática com a Otimização dos recursos e da rentabilidade e a consequente satisfação dos Acionistas.



Data de emissão deste suporte: 2 de fevereiro de 2023. 

A Política da Qualidade encontra-se definida e aprovada pela Administração da Joaquim Chaves Saúde sendo sujeita a reapreciação anual. Este suporte será atualizado caso sejam realizadas alterações na sua redação.