Desde sempre a marca Joaquim Chaves foi sinónimo de preocupação com qualidade de serviço ao utente.
Em meados da década de 1990, lançaram-se as bases do sistema de gestão da qualidade do Laboratório Dr. Joaquim Chaves. O processo culminou em 2001 com a acreditação do laboratório nas suas principais valências.
Os anos seguintes consolidaram critérios de desempenho técnico com o alargamento do âmbito acreditado. Em 2006, o Laboratório Dr. Joaquim Chaves já tinha sob acreditação 700 técnicas abrangendo mais de 90% do trabalho laboratorial. A par desta dinâmica, fortificava-se a aposta em programas de Controlo Interno e Avaliação Externa da Qualidade que sublinhavam a elevada qualidade dos resultados analíticos.
Em 2007, a percepção da importância da interface com o utente fez com que, estrategicamente, se tenha optado por um referencial de Certificação com base na ISO 9001. Lançou-se uma forte aposta na monitorização de funções críticas com indicadores da qualidade. Paralelamente, manteve-se a conformidade com a ISO 17025, referencial de relevo na área dos laboratórios.
Hoje em dia, a norma ISO 9001 está consolidada na maior parte das unidades da Joaquim Chaves Saúde com auditorias externas anuais a todas as unidades certificadas: Laboratórios de Análises Clínicas e de Anatomia Patológica, Clínicas de Ambulatório e de Radioncologia.
O Planeamento da Qualidade cumpre mais de 100 auditorias internas por ano.
A Política da Qualidade, desde a primeira hora implementada, defende orientações tão importantes como sejam a focalização no serviço prestado ao utente, a monitorização de funções críticas, a aposta na formação e qualificação das equipas, o desenvolvimento de relações de parceria, a organização preventiva e a optimização dos recursos num caminho de incontornável Boa Prática e Conformidade Legal.
Política da Qualidade
Princípios que constituem a Política da Qualidade da Joaquim Chaves Saúde:
1. Focalização Todos os esforços dos colaboradores devem estar focalizados no serviço prestado ao utente, tentando sempre atingir ou ultrapassar as suas expectativas.
2. Monitorização As funções críticas devem ser correta e objetivamente monitorizadas no sentido de se conseguir uma consistente Melhoria Contínua.
3. Formação Todos os colaboradores devem estar eficazmente formados e qualificados e ser chamados a contribuir para a atualização do Sistema da Qualidade.
4. Parceria Devem ser incentivadas as relações de parceria com Clientes Institucionais e Fornecedores, dada a sua importância no êxito do Serviço prestado.
5. Prevenção A atividade deverá ser sempre preventiva e cumpridora dos requisitos, acautelando as suas implicações no Ambiente e na Sociedade em geral.
6. Otimização A gestão será sempre orientada no sentido de conciliar a Boa Prática com a otimização da rentabilidade e a consequente satisfação dos Acionistas.
E, particularmente para os Laboratórios:
7. CIQ+AEQ O Laboratório deve ter implementados Programas de Controlo Interno e Avaliação Externa da Qualidade que, atempadamente, monitorizem e façam a aferição do seu desempenho analítico.
Data de emissão deste suporte: 2016.06.09
A Política da Qualidade encontra-se definida e aprovada pela Administração da Joaquim Chaves Saúde sendo sujeita a reapreciação anual. Este suporte será atualizado caso sejam realizadas alterações na sua redação.