Accept!

We are using cookies to assure a better experience on our website. Learn More

pt
en

call us

214 124 300

News

Joaquim Chaves Saúde | Testes à Covid-19 através de saliva

22/12/2020

22/12/2020

Joaquim Chaves Saúde | Testes à Covid-19 através de saliva

Os testes laboratoriais para despiste de uma infeção pelo SARS-CoV-2 são fundamentais para suprimir a disseminação da Covid-19, a partir de pessoas com sintomas de doença respiratória, indivíduos assintomáticos e/ou utentes em convalescença que ainda se podem encontrar em estado infeccioso.


A técnica atual considerada como referência para despiste da infeção pelo SARS-CoV-2 é a RT-PCR que utiliza, preferencialmente, amostras obtidas a partir do trato respiratório superior (zaragatoa nasofaríngea e/ou orofaríngea). A obtenção deste tipo de amostra revela-se, muitas vezes, desconfortável para o utente, sobretudo quando estamos na presença de crianças, de pessoas com algum tipo de traumatismo ao nível do nariz ou de utentes que têm necessidade de colheitas de repetição devido a situações como: tratamentos por radioterapia, doenças crónicas, atletas de alta competição, etc.


Para este tipo particular de situações, a saliva tem-se revelado a amostra alternativa mais adequada, uma vez que, pode ser obtida de forma não invasiva. O Estado da Arte em relação à Covid-19 revela que as partículas de SARS-CoV-2 na saliva podem resultar da migração de células infetadas do trato respiratório inferior e superior ou de infeção da cavidade oral, principalmente da língua. Vários estudos têm demonstrado que a saliva é uma boa amostra biológica para o diagnóstico laboratorial da Covid-19.


Deste modo, a Joaquim Chaves Saúde, tem acompanhado o estado da arte no despiste da infeção pelo SARS-CoV-2, disponibilizando a sua pesquisa em saliva para despiste da Covid-19.


Este teste realizado por RT-PCR em saliva, encontra-se disponível em qualquer um dos nossos Postos de Colheitas localizados de norte a sul do País incluindo a Região Autónoma dos Açores.

Share this article