Aceitar!

Este website utiliza cookies para assegurar uma melhor experiência no nosso website. Saber Mais

pt
en

informações

214 124 300

Notícias

Vem aí o calor – esteja atento aos sinais do melanoma

26/05/2023

26/05/2023

Vem aí o calor – esteja atento aos sinais do melanoma

Maio é o mês de sensibilização para o melanoma e é, também, a altura em que muitas portuguesas e portugueses começam a fazer os primeiros dias de praia do ano. Para se prevenir adequadamente e, assim, evitar uma doença oncológica, esteja atento aos primeiros sinais e saiba o que deve fazer para diminuir o risco do seu desenvolvimento.

Em Portugal, surgem cerca de 1700 novos casos de melanoma, todos os anos, e este número está a crescer. Esta forma de cancro da pele – que, de todas, é a mais grave – resulta da acumulação de mutações das células da pele, que são responsáveis pela pigmentação (melanócitos). A exposição prolongada à radiação solar pode levar ao crescimento descontrolado destas células, constituindo, assim, um melanoma.

Na maioria dos casos, este aparece sob a forma de um sinal cutâneo novo ou é detetado pela alteração das características de um sinal previamente conhecido. Geralmente, têm coloração escura (castanha, preta ou preta-azulada), com aspeto anómalo, podendo, no entanto, variar bastante. O seu crescimento pode levar à disseminação pelos vasos linfáticos e provocar, assim, metástases nos gânglios e em outros órgãos. Apesar da gravidade deste cancro, existem vários tratamentos inovadores, sendo que é um cancro curável.

 
Por isso, é fundamental conhecer e estar atento aos primeiros sinais de perigo, de forma a iniciar o tratamento o quanto antes e, desta forma, melhorar as hipóteses de cura. Verifique se existem sinais novos, com aparência suspeita, ou alteração de tamanho, forma, cor ou textura de um sinal já existente - ABCDE (A - Assimetria, B - Bordos irregulares, C - Coloração heterogenea, D - Diametro > 6mm, E - Evolução ao longo do tempo). É, também, importante ter em atenção feridas que demoram a cicatrizar.

Se, ao observar a sua pele, ficou com alguma dúvida, não hesite e consulte o seu médico dermatologista – é absolutamente fundamental recorrer a um profissional experiente, para decidir se um sinal deve apenas inspirar mais atenção ou se requer uma remoção imediata. No Centro Oncológico da Pele, da Joaquim Chaves Saúde, encontra uma equipa experiente e multidisciplinar, dedicada ao tratamento do melanoma e de outros tumores cutâneos, com acesso aos métodos de diagnóstico mais precisos e avançados.

Partilhar esta notícia