A obesidade está a aumentar em Portugal - saiba como prevenir e quais os tratamentos disponíveis

A obesidade, uma doença crónica, considerada pela OMS como a epidemia do século XXI, atinge cerca de 53% da população portuguesa, tendo um impacto negativo na qualidade de vida dos doentes e representando um risco acrescido de desenvolvimento de mais de 200 patologias associadas.
É, por isso, muito importante que se combatam as suas causas, de forma preventiva, começando por uma alimentação saudável e, se possível, com um aconselhamento nutricional profissional, acompanhado pela prática de exercício físico.

Tags relacionadas

  • Nutrição
  • Psicologia

Portugal foi dos primeiros países a considerar a obesidade como uma doença. Porém, esta ainda não é abordada como uma patologia grave, apesar de estar associada a inúmeros problemas de saúde e com um elevado impacto na qualidade de vida. Atualmente, cerca de 53% da população portuguesa é considerada obesa, com uma prevalência crescente, também, nas faixas etárias mais jovens, pelo que esta doença é considerada um problema de saúde pública muito significativo.

Considera-se obesidade a presença de um Índice de Massa Corporal igual ou superior a 30. Esta doença é multifatorial, causada pela ingestão de calorias – sobretudo, em forma de açúcares e gorduras – em maior quantidade do que aquelas que são necessárias ao funcionamento do organismo, coexistindo, paralelamente, fatores genéticos, que podem influenciar a taxa metabólica de cada indivíduo e, assim, tornar a perda de peso mais difícil.

As pessoas com obesidade têm um risco acrescido para o aparecimento de outros problemas de saúde. Os mais comuns são diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, enfarte do miocárdio e diversos tipos de cancro, como o do cólon ou da mama. A obesidade está, também, relacionada com problemas respiratórios e problemas articulares.

A melhor forma de tratar a obesidade é através de alterações na alimentação e nos hábitos relativos à prática de exercício físico. Se tem problemas de peso, deverá consultar um nutricionista e, simultaneamente, um profissional de acompanhamento de treino, especialmente orientado para a perda de peso.

Nas clínicas médicas, da Joaquim Chaves Saúde, dispomos de consultas de nutrição, para todo o tipo de situações relacionadas com o peso. O acompanhamento de um nutricionista é fundamental, pois este aconselha e esclarece os princípios de uma alimentação saudável, contribuindo para o bom funcionamento do organismo, facilitando ou tornando possível o tratamento de numerosas perturbações alimentares, tais como o excesso de peso, a obesidade e a diabetes. O nutricionista desempenha, também, um papel importante na prevenção das perturbações alimentares, que podem contribuir para o aumento da probabilidade de ocorrência de numerosas doenças, como as doenças cardiovasculares e as doenças degenerativas, entre as quais a osteoartrose e a osteoporose.

Nas nossas clínicas médicas dispõe, também, de consultas médicas da especialidade nas quais poderá ter acesso a uma avaliação, que lhe permitirá ser encaminhado da forma mais adequada ao seu caso. Temos ao seu dispor profissionais de renome mundial e os mais atuais procedimentos para o tratamento da obesidade por via endoscópica, como, por exemplo, o Método Apollo, um procedimento para redução do estômago, efetuado pela boca, sem cortes, cicatrizes ou amputações, o que favorece a rápida recuperação do doente. Este método é recomendado por ser minimamente invasivo, muito seguro e altamente eficaz.

No Joaquim Chaves Fitness, disponibilizamos uma avaliação física, através da qual um profissional prescreve um plano de treinos, tendo por base o objetivo individual de cada pessoa. A atividade física é fundamental, pois permite prevenir ou combater diferentes problemas relacionados com o excesso de peso e obesidade.

Marcar Consulta ou Exame

Conheça as consultas e exames médicos, que disponibilizamos na Joaquim Chaves Saúde, e faça a sua marcação.
Partilhar