Radioterapia de precisão – uma poderosa arma contra o cancro

Avanços na radioterapia trazem diariamente novas esperanças na luta contra o cancro e uma nova geração de equipamentos chegou à Joaquim Chaves Saúde em 2017. O Acelerador Linear TrueBeam, da Varian Medical Systems, está equipado com as mais avançadas tecnologias na área da radioterapia, quer na capacidade de identificar o “alvo” com a qualidade das imagens produzidas diariamente antes do tratamento, quer na possibilidade de se “ajustar” o tratamento à localização pretendida, aumentando a precisão do feixe de tratamento e diminuindo a necessidade da margem em redor do alvo. Já temos 5 anos de experiência e a aposta na inovação mantém-se.

Tags relacionadas

  • oncologia

Os cancros podem surgir em vários tecidos e órgãos. No caso dos cancros chamados sólidos, como o cancro da mama, os cancros na cabeça e pescoço, o cancro da próstata, e em muitos outros em que o estadio da doença é considerado como avançada, mas ainda passível de cura, há a possibilidade de se recorrer à radioterapia, de uma forma isolada ou em associação com a quimioterapia (terapêutica concomitante), como tratamento de eleição.

Este método é utilizado em tratamentos oncológicos - curativos ou paliativos - e recorre a radiação ionizante para destruir o DNA das células cancerígenas, poupando ao máximo as células saudáveis envolventes.

A Joaquim Chaves Saúde trabalha, exclusivamente, com tecnologia de ponta na área da radioterapia, e foi por essa a razão que adquiriu o Acelerador Linear TrueBeam. Com uma precisão submilimétrica e uma adaptabilidade inédita, o TrueBeam permite o tratamento de alta precisão de tumores e cancros nos locais de mais difícil acesso e que, por vezes, podem até ser inoperáveis. O TrueBeam permite a produção das imagens tridimensionais, totalmente geradas e integradas em sistema digital próprio, com uma redução de 25% da radiação raio-X emitida relativamente a tecnologias anteriores, e um tempo de captação e produção das imagens que é significativamente inferior.

O TrueBeam permite a utilização de uma gama mais ampla de feixes de energias para o tratamento, que apresentam taxas de dosagens mais expressivas e eficazes. Elevadas taxas de dosagem implicam tratamentos de menor duração, o que significa uma menor exposição à radiação em tecidos saudáveis. O sistema Gating monitoriza os movimentos respiratórios do doente em tempo real, o que permite o controlo do feixe de radiação para o local exato de acordo com o ciclo respiratório, reduzindo ainda mais a margem necessária e consequentemente o risco de dano de tecidos saudáveis envolventes. O sistema Breath Hold possibilita a monitorização da suspensão dos movimentos respiratórios do doente em tempo real, o que permite o controlo do feixe de radiação para o local exato de acordo com a inspiração ou expiração forçada, permitindo a redução da margem necessária e, consequentemente, o risco de dano de tecidos saudáveis envolventes.

A Joaquim Chaves Saúde dispõe de consultas de radioncologia em oitos das suas clínicas, distribuídas por todo o território, onde pode recorrer a equipas de especialistas orientadas para o receber e planear o seu tratamento da melhor forma, recorrendo a tecnologia de ponta e aos melhores e mais recentes tratamentos da doença oncológica. São elas a Clínica de Radioncologia do Algarve (Faro); o Centro Oncológico Dr.ª Natália Chaves (Carnaxide); a Clínica de Radioncologia do Alentejo (Évora); a Clínica de Radioncologia de Santarém (Santarém); a Clínica de Radioncologia do Porto (Porto); a Clínica de Radioncologia da Madeira (Funchal) e as Clínicas de Radioncologia Madalena Paiva I (Ponta Delgada) e II (Angra do Heroísmo), nos Açores.

Marcar Consulta ou Exame

Conheça as consultas e exames médicos, que disponibilizamos na Joaquim Chaves Saúde, e faça a sua marcação.
Partilhar