Cardio-Oncologia – vigiar o desgaste do coração na luta contra o cancro

A Cardio-Oncologia é o ramo da medicina que se dedica ao estudo, diagnóstico e tratamento dos efeitos que a luta contra o cancro pode ter no sistema cardiovascular, mais concretamente no coração. A quimioterapia, os tratamentos hormonais, a radioterapia e os tratamentos imunológicos podem sobrecarregar o coração e os seus sistemas e é importante monitorizar o seu estado e funcionamento, de forma a poder evitar complicações cardíacas.

Tags relacionadas

  • cardiologia
  • oncologia

Os tratamentos oncológicos são um mal necessário. De forma a combater uma doença que se instalou no nosso corpo, vemo-nos obrigados a recorrer a tratamentos por vezes agressivos e que sobrecarregam o corpo de várias formas – químicas, físicas e sistémicas. O organismo tem de reagir, tanto ao cancro em si como aos tratamentos que lhe são impostos e um dos sistemas mais evocados nesta reação é o sistema cardiovascular.

A Cardio-Oncologia surgiu para estudar, diagnosticar e tratar especificamente os problemas cardíacos que possam surgir no advento da luta contra os vários tipos de cancro. Uma consulta desta especialidade pode ajudar a combater a morbilidade e mortalidade que advêm de um esforço prolongado do coração nos tratamentos que se alongam no tempo e que podem, por vezes, tornar-se mais graves do que a própria doença oncológica, caso não sejam acompanhados ou mesmo diagnosticados.

Esta consulta de suporte ao doente oncológico é disponibilizada pela Joaquim Chaves Saúde, na sua Clínica Cirúrgica de Carcavelos, numa estratégia de acompanhamento integrado do doente oncológico. Está aberta a todos os doentes oncológicos – mesmo os que são tratados noutras unidades – e vem ao encontro da preocupação constante do Grupo em procurar soluções que possam minimizar o impacto da doença na vida dos doentes.

Marcar Consulta ou Exame

Conheça as consultas e exames médicos, que disponibilizamos na Joaquim Chaves Saúde, e faça a sua marcação.
Partilhar