Nariz a pingar? Tosse? Comichão nos olhos? Conheça as causas da sua reação alérgica e passe já para o tratamento.

As doenças alérgicas mais frequentes que afetam os portugueses são a rinite e a conjuntivite alérgica, para além da asma. Estima-se que mais de 600 mil portugueses sofram de asma, com as crianças a serem as mais afetadas.

Tags relacionadas

  • Otorrinolaringologia

Como perceber o que o faz a si reagir, ou aos seus filhos, e como evitar as doenças – potencialmente crónicas - associadas?
A rinite é caracterizada por comichão nasal, espirros contínuos, obstrução do nariz e sensação de narinas entupidas. A conjuntivite manifesta-se através de comichão ou sensação de ardor nos olhos e de sensação de lacrimejar abundante. No caso da asma, os sintomas são sobretudo tosse, falta de ar e fadiga.

De entre as causas mais frequentes de reações alérgicas são os ácaros do pó de casa, os pólenes, e os pelos dos animais domésticos, e geralmente provocam rinite, conjuntivite ou asma. Outras alergias mais graves, e em casos extremos potencialmente fatais, são por exemplo a certos alimentos ou medicamentos.

A melhor forma de se proteger e de conhecer o seu perfil de reações alérgicas de uma forma segura e controlada é realizar testes de deteção aos alergénios, que se pode fazer numa única análise na qual se avaliam 112 substâncias que causam alergias (componentes alergénicos). Trata-se do teste ISAC – Painel de IgE Específica para Múltiplos Alergénios – e está disponível em todos os Postos de Colheita da Joaquim Chaves Saúde, bem como, nas Clínicas de Miraflores, Carcavelos, Cascais, Sintra, Entrecampos e Moscavide.

Marcar Consulta ou Exame

Conheça as consultas e exames médicos, que disponibilizamos na Joaquim Chaves Saúde, e faça a sua marcação.
Partilhar