Aceitar!

Este website utiliza cookies para assegurar uma melhor experiência no nosso website. Saber Mais

pt
en

informações

214 124 300

Notícias

Clínica de Miraflores da Joaquim Chaves Saúde disponibiliza gama de exames para avaliação de vertigem e equilíbrio

09/06/2022

09/06/2022

Clínica de Miraflores da Joaquim Chaves Saúde disponibiliza gama de exames para avaliação de vertigem e equilíbrio

A Clínica Médica Joaquim Chaves Saúde, em Miraflores, disponibiliza agora vários exames destinados à exploração da função vestibular, de forma a diagnosticar problemas relacionados com o equilíbrio e as vertigens.


A Videoinstagmografia (VNG) destina-se a registar e quantificar os movimentos oculares com recurso a câmaras de vídeo instaladas numa máscara própria, e contribui para distinguir as lesões do ouvido interno das que ocorrem no sistema nervoso central.

 
O vídeo Head Impulse Test (vHIT) mede o reflexo vestíbulo-ocular (RVO), e está indicado para doentes que apresentam sintomas relacionados com a perda de função no sistema vestibular periférico, como nistagmos, desvios posturais, vertigens, tonturas, náuseas, vómitos, rigidez cervical, ataxia vestibular e alterações de consciência. É um contributo para o diagnóstico de alterações de equilíbrio associado a movimentos da cabeça.

 
Os Potenciais Evocados Miogénicos Vestibulares (VEMPs) esclarecem alterações de equilíbrio relacionadas com a gravidade e os movimentos da cabeça durante a marcha, bem como as vertigens que são desencadeadas por sons de alta intensidade.

 
A Posturografia Dinâmica Computorizada (PDC) é utilizada para a avaliação geral do equilíbrio analisando a informação visual, somatosensorial e vestibular. Medindo as discrepâncias entre as informações recebidas por estes três sistemas, avaliam-se as causas do desequilíbrio.

 
Esta oferta de exames proporciona um diagnóstico abrangente que permitirá o desenvolvimento de um plano de tratamento que visa oferecer ao doente uma recuperação da sua funcionalidade quotidiana e uma melhora da sua qualidade de vida.

Partilhar esta notícia