Joaquim Chaves Saúde é patrocinador da surfista Teresa Bonvalot
21/09/2023
Hipertensão requer vigilância redobrada com as alterações de temperatura
05/09/2023
Serviço de Pediatria disponível mesmo ao virar da esquina
31/08/2023
Proteja-se do sol – conheça os riscos associados à elevada exposição solar e ao calor excessivo
21/08/2023
Limitações estacionamento na Clínica de Miraflores devido à visita do Papa
04/08/2023
O Futuro do combate ao Cancro da Mama
27/01/2016
O Futuro do combate ao Cancro da Mama
A luta contra o cancro da mama faz-se em várias frentes. Desde o diagnóstico ao tratamento, a participação de cada especialista e a evolução das técnicas associadas a diferentes áreas médico-científicas são fundamentais no tratamento destes doentes.
No passado sábado, 23 de Janeiro, 140 profissionais de saúde – que exercem em clínicas privadas, hospitais públicos e privados - reuniram-se no Lagoas Park Hotel, numa reunião clínica organizada pela Joaquim Chaves Saúde, para discutir o tema do cancro da mama, procurando a partilha de novas formas de diagnóstico e terapêuticas, adotando sempre uma visão de futuro.
O evento foi organizado pelo médico imagiologista Dr. Pedro Macedo, a Dra. Raquel Chaves, Diretora das Clínicas Médicas da JCS e o Dr. Luís Lebre, Director Clínico das Clínicas Médicas JCS.
Nove especialistas, entre técnicos de anatomia patológica, especialistas em imagiologia, oncologistas médicos, cirurgiões, entre outros, apresentaram os avanços na sua área de atuação.
Destaque para uma nova técnica – a tomossíntese – que introduz melhorias substanciais no diagnóstico imagiológico do cancro da mama ao permitir obter imagens com elevada pormenorização e com vantagens para as utentes, nomeadamente, menor dose de radiação e menor compressão da mama.
O evento contou com a Dra. Paloma Quevedo, do hospital Universitário HM, em Madrid, que demostrou a eficácia da técnica da tomossíntese mediante a apresentação de vários estudos de caso. Outro tema que suscitou interesse dos presentes e que foi apresentado pela Dra. Catarina Gama Pinto relacionou-se com o binómio gravidez e cancro da mama: possível ou impossível? O programa na íntegra pode ser consultado em http://www.jcscancrodamama.com/.
Todos os anos, o diagnóstico de cancro da mama entra na vida de cerca de 6.000 mulheres, pelo que, a Joaquim Chaves Saúde estará sempre envolvida na discussão sobre o estado da arte e os caminhos a adotar no futuro em prol dos utentes.