Vem aí o calor – esteja atento aos sinais do melanoma
26/05/2023
A sua consulta de Cardiologia pode estar mais perto do que imagina
23/05/2023
Joaquim Chaves Saúde disponibiliza rastreios no Dia Mundial da Hipertensão
17/05/2023
Joaquim Chaves Saúde – 25 anos de Clínicas Médicas
12/05/2023
Joaquim Chaves Saúde abre dois novos postos de Análises Clínicas, no Alentejo e no Algarve.
28/04/2023
Joaquim Chaves Saúde | Testes Serológicos | Imunidade | Anticorpos | SARS-CoV-2 (COVID-19)
13/05/2020
Joaquim Chaves Saúde | Testes Serológicos | Imunidade | Anticorpos | SARS-CoV-2 (COVID-19)
O que são os testes serológicos para o SARS-CoV-2 (COVID-19)?
São testes laboratoriais que permitem detetar anticorpos anti-SARS-CoV-2 (COVID-19), ou seja, possibilitam saber se em determinada altura existiu ou não contacto com o Coronavírus.
Que tipo de anticorpos anti-SARS-CoV-2 podem ser detetados e quando?
A maioria dos trabalhos científicos publicados recentemente indicam que os anticorpos da classe IgM anti-SARS-CoV-2 podem detetar-se 7 dias após o aparecimento dos sintomas associados à COVID-19 e que os anticorpos da classe IgG anti-SARS-CoV-2 podem começar a detetar-se 14 a 15 dias após o surgimento dos sintomas.
Outra classe de anticorpos como os IgA anti-SARS-CoV-2, que geralmente estão associados às mucosas, podem detetar-se pouco depois do aparecimento dos anticorpos da classe IgM ou mesmo em simultâneo.
A Joaquim Chaves Saúde disponibiliza testes serológicos para o SARS-CoV-2 (COVID-19)?
Sim, a Joaquim Chaves Saúde disponibiliza aos seus utentes, testes serológicos para pesquisa de anticorpos anti-SARS-CoV-2.
O teste envolve a pesquisa de anticorpos das classes: IgG, IgM e IgA. Os testes disponibilizados, um para cada tipo de anticorpo, são realizados por um método imunoenzimático, vulgarmente designado por ELISA (Enzyme-Linked Immunosorbent Assay).
Que dispositivos médicos para diagnóstico in vitro (kits de reagentes) são utilizados na Joaquim Chaves Saúde?
Os dispositivos médicos utilizados têm marcação CE, ou seja, cumprem com o estabelecido no REGULAMENTO (UE) 2017/746 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 5 de abril de 2017, relativo aos dispositivos médicos para diagnóstico in vitro.
Este regulamento tem como objetivo: “assegurar o bom funcionamento do mercado interno no que respeita aos dispositivos médicos e garantir padrões elevados de qualidade e segurança.”
Os reagentes utilizados pela Joaquim Chaves Saúde já foram utilizados em ensaios clínicos publicados em artigos científicos?
Sim! Tendo em conta que a Joaquim Chaves Saúde pretende colocar à disposição dos seus utentes as soluções tecnológicas e científicas, que em dado momento nos parecem as mais indicadas, informamos que o kit de reagentes em vigor para a pesquisa de anticorpos anti-SARS-CoV-2, foi utilizado num ensaio clínico que por sua vez foi publicado numa revista científica para identificar doentes recuperados (dadores de plasma) com anticorpos IgG anti-SARS-CoV-2.
Prof. Doutor Rui Pinto | Especialista Análises Clínicas - Imunologia
Artigo citado: J Korean Med Sci. 2020 Apr 13;35(14):e149; https://jkms.org/DOIx.php?id=10.3346/jkms.2020.35.e149