Vem aí o calor – esteja atento aos sinais do melanoma
26/05/2023
A sua consulta de Cardiologia pode estar mais perto do que imagina
23/05/2023
Joaquim Chaves Saúde disponibiliza rastreios no Dia Mundial da Hipertensão
17/05/2023
Joaquim Chaves Saúde – 25 anos de Clínicas Médicas
12/05/2023
Joaquim Chaves Saúde abre dois novos postos de Análises Clínicas, no Alentejo e no Algarve.
28/04/2023
O 1º trimestre da sua Gravidez
13/11/2018
O 1º trimestre da sua Gravidez
Rastreio combinado do 1º trimestre
Realiza-se entre as 8 e as 13 semanas + 6 dias e consiste na avaliação de parâmetros analíticos e dados ecográficos, que calculam o risco do bebé apresentar alterações cromossómicas.
Ecografia do 1º trimestre
Realiza-se entre as 11 e as 14 semanas e permite datar a gravidez, avaliar as estruturas fetais existentes, fazendo um rastreio de malformações.
Vestuário
Deve escolher roupa prática, larga e que se adapte ao tamanho da barriga, pernas e tornozelos, para não comprimir os vasos sanguíneos e assim evitar o inchaço dos membros inferiores. Usar um soutien de algodão que suporte o peso e se adeque ao tamanho da mama, de forma a não comprimir ou irritar os mamilos. O calçado deve ser confortável: o salto não deve ser raso, com máximo de 4 cm de altura.
Atividade física
A atividade física pode ajudá-la a sentir-se melhor durante a gravidez.
• Evitar atividades de alto impacto, optando por caminhadas e hidroginástica;
• Beber água antes e após a atividade física.
Consulte o seu médico se sentir algum sinal de alerta ou tonturas, sensação de desmaio, dificuldade em respirar, frequência cardíaca irregular.
Sexualidade
Não há contra indicação, desde que não existam contrações ou perdas de sangue. Se existir historial de aborto, as relações sexuais devem ser moderadas, especialmente no 1º trimestre. Durante toda a gravidez o apetite sexual pode diminuir ou aumentar, devido às alterações hormonais. É necessário que haja compreensão mútua e diálogo entre o casal.
Alimentação
A ideia de que a grávida deve “comer por dois” está errada, sendo a qualidade dos alimentos mais importante que a quantidade!
• Não prolongar o jejum matinal mais de 15 a 20 minutos;
• Ingerir alimentos variados, frescos e ligeiros, evitando alimentos condimentados e ricos em gordura;
• Evitar o consumo excessivo de doces;
• Fazer, pelo menos, 6 a 8 refeições diárias;
• Comer pouco de cada vez;
• Beber, pelo menos, 1,5 litros de água por dia, preferencialmente, fora das refeições;
• Os refrigerantes são desaconselhados;
• Deve ingerir cerca de 0,5 a 1 litro de leite ou derivados por dia;
• O peso deve aumentar de forma lenta e progressiva: no 1º trimestre entre 2 a 3 kg e 1,5 kg por mês no 2º e 3º Trimestre. No final, o ganho de peso deve situar-se entre os 9 e os 12 kg;
• Caso não seja imune à Toxoplasmose, deve lavar cuidadosamente as mãos antes e após a preparação dos alimentos. As carnes cruas devem ser bem cozinhadas e as frutas e legumes bem lavados.
Desconfortos da gravidez
Se tiver...
1. Náuseas e vómitos;
2. Cansaço, fadiga ou sono;
3. Tonturas e desmaios;
4. Hipersensibilidade mamária;
5. Vontade frequente de urinar;
6. Corrimento vaginal;
7. Dores pélvicas, de cabeça e de costas;
O que fazer?
1. Comer uma bolacha ao deitar e antes de se levantar, mastigando bem. Fracionar as refeições ao longo do dia. Evitar os ambientes cujos cheiros provoquem náuseas. Cozinhar de forma simples, sem refogados ou condimentos. Preferir alimentos sólidos e não muito quentes;
2. Prolongue o seu período de sono noturno e repouse por alguns momentos ao longo do dia. Se o cansaço se mantiver, comunique ao seu médico ou enfermeiro;
3. Evite locais muito quentes e com elevado número de pessoas. Evite mudar de posição repentinamente e ficar muitas horas sem comer. Se sentir tonturas, sente-se e baixe a cabeça ou deite-se com as pernas elevadas;
4. Use um soutien adaptado ao tamanho da mama, com alças largas;
5. Beber muitos líquidos ao longo do dia e não fazer retenções urinárias prolongadas. Se sentir desconforto urinário deve consultar o seu médico;
6. O corrimento vaginal não deve ter cheiro nem cor. Não use antissépticos vaginais, nem pensos diários;
7. Para as dores de cabeça pode tomar o analgésico prescrito pelo seu médico. Para as dores pélvicas e de costas recomenda-se o repouso.
Sinais de alerta
• Hemorragias;
• Dor abdominal persistente;
• Febre;
• Contrações repetidas e que não aliviam com o repouso;
• Perda de líquido amniótico;
• Corrimento vaginal com prurido ou ardor;
• Dor ou ardor ao urinar;
• Vómitos persistentes;
• Rosto e membros muito inchados ao acordar.
Desenvolvimento do seu bebé
1º a 3º Semana - Ocorre a formação do ovo, que se instala na parede uterina.
4ª Semana - Já se distingue a cabeça, o tronco e um esboço dos membros superiores e inferiores.
8ª Semana - Pesa cerca de 1gr e tem o tamanho de um feijão.
9ª Semana - Os sistemas digestivo, respiratório e urinário já estão formados. Inicia-se a formação do esqueleto. A face começa a tomar forma e surgem as orelhas, lábios, nariz e olhos.
12ª Semana - Surgem as unhas e os órgãos sexuais já estão constituídos. Começam a desenvolver-se os reflexos de sucção e de abrir e fechar as mãos. O coração já se pode ouvir durante a consulta e bate ao dobro do ritmo do da mãe. Pesa cerca de 14gr e tem o tamanho de um limão.
Pode realizar a Ecografia do 1º trimestre e o Rastreio do 1º trimestre na Clínica de Miraflores, Clínica de Cascais (CascaiShopping), Clínica de Sintra, Clínica de Carcavelos e Clínica Médica de Faro. A suas marcações podem ser feitas via contacto telefónico (214 124 300).