Aceitar!

Este website utiliza cookies para assegurar uma melhor experiência no nosso website. Saber Mais

pt
en

informações

214 124 300

Notícias

Exames de Rotina na Gravidez

21/09/2018

21/09/2018

Exames de Rotina na Gravidez

A gravidez é uma altura de maior vulnerabilidade na saúde da mulher. Existem vários exames de rotina considerados essenciais no seguimento de uma gravidez normal.


Análises Clínicas


A realização de análises durante a gravidez permite despistar várias alterações que podem pôr em causa a saúde da mulher, do bebé ou mesmo pôr em risco a gravidez. Algumas das situações avaliadas através de estudos analíticos são a anemia, infeções maternas e fetais, diabetes da gravidez, infeções urinárias, entre outras.


Ecografias


É recomendável a realização de pelo menos 3 ecografias durante a gravidez:

- Ecografia do 1º Trimestre - Realizada entre as 11 e 13 semanas, permite avaliar a data provável de parto, idade gestacional, presença de gravidez múltipla (gémeos), vários sinais de trissomia (translucência da nuca, ossos próprios do nariz, etc.) e malformações fetais graves;

- Ecografia do 2º Trimestre - Realizada entre as 21 e 23 semanas de gravidez, permite avaliar a morfologia (formação) do feto, excluindo ou diagnosticando a maioria das malformações;

- Ecografia do 3º Trimestre - Realizada entre as 31 e 34 semanas de gravidez, permite avaliar o crescimento fetal, placenta e a apresentação (posição) fetal.


Rastreio de cromossomopatias


Durante a gravidez, idealmente no 1º trimestre, está indicada a realização de testes de rastreio de aneuploidias, sendo a mais frequente a Trissomia 21 ou Síndrome de Down. Existem vários tipos de rastreios disponíveis que avaliam o risco do feto ter Trissomia 21, Trissomia 18 ou Trissomia 13:

- Rastreio Combinado Precoce 1º Trimestre - Recomendado a todas as grávidas, baseia-se numa colheita de sangue materno entre as 8 e as 10 semanas de gravidez (doseamento de PAPP-A e βhCG livre) e na realização da ecografia do 1º trimestre, entre as 11 e as 13 semanas, com avaliação precisa dos marcadores ecográficos de trissomias. A combinação da idade materna, doseamentos bioquímicos e ecografia alcança uma taxa de deteção de Trissomia 21 de cerca de 95%, sendo estes resultados conhecidos no momento da realização da ecografia. Quando não é possível realizar a colheita de sangue entre as 8 e as 10 semanas, esta deverá ser realizada aquando da realização da ecografia entre as 11 e 13 semanas (Rastreio Combinado do 1º Trimestre), sendo mesmo assim a taxa de deteção de Trissomia 21 superior a 90%. Nestes casos os resultados finais são conhecidos alguns dias após a realização do exame ecográfico/bioquímico.

- Testes de pesquisa de DNA fetal no sangue materno - É atualmente possível, a partir de uma amostra de sangue materno colhida depois das 10 semanas de gravidez, detetar fragmentos de DNA fetal em circulação e através da sua avaliação obter uma taxa de deteção de Trissomia 21 superior a 99%. Estes testes permitem também avaliar a presença de Trissomia 18 e Trissomia 13 embora com sensibilidades mais baixas, e ainda determinar o sexo fetal. No entanto, não dispensam a realização de ecografia do 1º Trimestre.

- Rastreio Bioquímico do 2º Trimestre - Realizado entre as 14 e as 20 semanas de gravidez (idealmente às 15 semanas), baseia-se na colheita de sangue materno com vários doseamentos bioquímicos que permitem avaliar o risco de Trissomia 21, Trissomia 18 e Trissomia 13 com taxa de deteção de Trissomia 21 de cerca de 80%.

A gravidez é uma fase única na vida, tendo a mulher que pensar em si e no seu futuro bebé. Apesar de não existirem exames que permitam excluir todo o tipo de problemas fetais, uma boa vigilância da gravidez aumenta a hipótese de sucesso e é essencial para um desfecho feliz.


Pode realizar estes exames na Clínica de Miraflores, Clínica de Cascais (CascaShopping), Clínica de Sintra, Clínica de Carcavelos e Clínica Médica de Faro. A sua marcação pode ser feita através da área pessoal do site, através da nossa App ou via contacto telefónico (214 124 300). 

Partilhar esta notícia