A Hiperhidrose primária baseia-se no funcionamento inapropriado do sistema nervoso autónomo, originando uma estimulação excessiva das glândulas sudoríparas responsáveis pela transpiração. O aumento da estimulação destas glândulas leva ao aumento da transpiração onde elas existem, principalmente nas mãos, mas também nas axilas e nos pés.
Estima-se que cerca de 2% da população Portuguesa sofra de Hiperhidrose.
O excesso de transpiração pode de ter um franco impacto psicológico pelo constrangimento nas relações interpessoais, podendo também interferir em muitas actividades profissionais.
Apesar da sua elevada prevalência esta situação é muitas vezes desvalorizada e o seu tratamento desconhecido.
Existem outras causas de excesso de transpiração que se devem excluir antes da decisão terapêutica.
Saber Mais 
Tratamento cirúrgico:
A cirurgia apresenta excelentes resultados na Hiperhidrose palmar e palmar/axilar, constituindo um tratamento definitivo.
O procedimento denomina-se Simpaticectomia Torácica Superior Bilateral por videotoracoscopia, sendo efectuada através de 2 incisões de 5mm em cada lado. É efectuada uma secção selectiva da cadeia simpática em função da localização da Hiperhidrose. É realizado no bloco operatório sob anestesia geral, tendo o procedimento uma duração aproximada de 20 minutos, podendo ser realizado em regime de ambulatório ou com um internamento de uma noite.
Efeitos secundários:
Pode ocorrer Hiperhidrose compensatória, mais frequentemente na região dorsal e abdominal, sendo habitualmente muito bem tolerada.
Outros tratamentos:
Antitranspirantes
Toxina botulínica
Termólise com micro-ondas
MINIMIZAR 

Outras Especialidades