Aceitar!

Este website utiliza cookies para assegurar uma melhor experiência no nosso website. Saber Mais

pt
en

informações

214 124 300

Consultas e Especialidades

A Psicologia é uma especialidade clínica responsável pela abordagem das doenças mentais, alterações do comportamento, cognitivas e emocionais, nas vertentes de diagnóstico e tratamento, em todos os grupos etários.


Nas unidades médicas da Joaquim Chaves Saúde (JCS), uma equipa experiente de psicólogos clínicos garante uma abordagem diferenciada em áreas distintas como a saúde mental da criança, do adulto e da terceira idade (psicogerontologia), distúrbios emocionais, abuso de álcool, drogas e outras substâncias e problemas de aprendizagem.

Saber Mais

Nas unidades da JCS estão disponíveis as valências de:


  • Avaliação Psicológica
  • Consulta de Ambulatório
  • Consulta de Ansiedade, Stress e Trauma
  • Consulta de Psicologia Pediátrica
  • Consulta de Psicogerontologia
  • Consulta em Internamento Psiquiátrico

Avaliação Psicológica: permite uma análise detalhada, objectiva e fidedigna da realidade psicológica do indivíduo. 

Esta avaliação inclui objectivos como o estudo das capacidades intelectuais e cognitivas (atenção, memória, linguagem, orientação no tempo, no espaço e na pessoa, etc.), o esclarecimento de problemas no domínio da personalidade e da psicopatologia.


Consulta de Ambulatório: acompanhamento psicológico e psicoterapêutico com o objectivo de tratamento ou compensação de comportamentos, sentimentos, emoções ou atitudes que, por acontecimentos ou contexto de vida, se tornam difíceis de suportar. 

A equipa de psicólogos trabalha com base em abordagens, técnicas e métodos adaptados e dirigidos a cada indivíduo e sempre de forma integrada, nomeadamente, com a consulta de Psiquiatria, Terapia Ocupacional e Psicomotricidade.


Consulta de Ansiedade, Stress e Trauma: as situações de ansiedade e stress são as que mais dependem de acontecimentos externos. O trauma psicológico é a verdadeira expressão desta afirmação. Após um evento forte, que seja percecionado pelo indivíduo com terror e o sinta como ameaçador, para si e/ou para outros, podem desenvolver-se sintomas que oscilam entre o desconforto ligeiro à total incapacidade de estar consigo ou em sociedade. Assim, após eventos como acidentes de trânsito ou de trabalho, assaltos violentos, homicídios, desastres, guerras, catástrofes, agressões, o ser humano pode sentir-se em “choque” psicológico, afectando as suas capacidades de descanso, sono, atenção, alimentação e realização da vida quotidiana.


Apesar da “normalidade” de alguns destes sintomas após um evento deste tipo, a intervenção psicológica ajuda a diminuir o desconforto e o stress associado. A Perturbação Pós-Stress Traumático (PPST) surge quando as consequências psicológicas de um evento se prolongam no tempo (mais do que um mês), podendo haver um início retardado (quando os sintomas apenas se manifestam dias ou meses após o evento). Nesta situação é essencial que a pessoa seja acompanhada em Psicologia e Psiquiatria.


As técnicas psicológicas usadas na consulta do trauma são dirigidas a essa problemática. Pretende-se prioritariamente gerir os sintomas, contribuindo para o aumento gradual de bem-estar. A consulta de trauma é abrangente a todas as idades. O trabalho com crianças é adaptado aos seus estados de desenvolvimento e ao seu modo próprio de vivenciar os eventos traumáticos.


Para além dos exemplos supracitados, a separação dos pais, a entrada para a escola, uma consulta médica ou conflitos entre colegas são situações que, se não forem compreendidas pela criança, podem, também, tornar-se traumáticas e devem merecer atenção por parte de professores, pais e técnicos.


Consulta de Psicogerontologia: destina-se a adultos e idosos com indicação para avaliação e acompanhamento psicológico. Esta consulta é particularmente importante nas seguintes situações: 


  • Problemas de memória
  • Doenças neuropsiquiátricas (Alzheimer e outras Demências, Parkinson, Epilepsia, Depressão, Doença Bipolar, etc.)
  • Doenças crónicas (oncológicas, degenerativas, incapacitantes e outras)
  • Adaptação aos desafios do envelhecimento
  • Apoio a familiares e cuidadores

A consulta de Psicogerontologia aborda os aspetos neuropsicológicos e funcionais do envelhecimento (integrando as dimensões biológicas, psicológicas e sociais), com o objectivo de promover a saúde mental, o bem-estar e a qualidade de vida diária, assim como a autonomia e independência, nos diferentes contextos de vida.


A intervenção psicogerontológica consiste num apoio relacional num quadro de psicoterapia de acompanhamento e no aconselhamento no âmbito da prevenção, dos cuidados, do tratamento e da promoção da saúde do idoso.

MINIMIZAR

Unidades de Saúde

Centro Médico de Moscavide

Clínica de Cascais

Clínica de Entrecampos

Clínica de Miraflores

Clínica de Olhão

Clínica de Radiologia de Cascais

Clínica Europa

Médicos

Aida Batista

Ana Tapadinhas

André Afonso Leonor

Andreia Azevedo

Catarina Chaves Baptista

Cláudia Guedelha

Elizabeth Peralta

Flor Naval

João Moura e Silva

Luísa Mascoli

Manuel Sommer

Margarida Brígido

Maria Eduarda Petisca

Ricardo Alexandre Lacerda

Sara Barros

Teresa Heitor Ferreira

Outras Especialidades