Aceitar!

Este website utiliza cookies para assegurar uma melhor experiência no nosso website. Saber Mais

pt
en

informações

214 124 300

Temas de Saúde

Vírus Zika: Laboratório Dr. Joaquim Chaves tem técnicas de diagnóstico laboratorial

Carlos Cardoso (Diretor Técnico Laboratório Análises Clínicas Dr. Joaquim Chaves) . 02/02/2016

O vírus Zika é um vírus da família Flaviviridae transmitido aos seres humanos pela picada de mosquitos infetados. A infeção provocada por este vírus é conhecida por febre do vírus Zika.

O período de incubação varia de 3 a 12 dias e a maioria das infeções é assintomática (segundo literatura científica 80% das pessoas infetadas não desenvolvem manifestações clínicas). Desta forma e perante a suspeita de infeção por vírus Zika devem ser recolhidas amostras de sangue ou urina, para deteção direta do vírus através da pesquisa do ARN viral por métodos de amplificação de ácidos nucleicos (PCR), na fase aguda da doença. Em alternativa,  pode-se obter soro para deteção de anticorpos IgM e IgG, na fase aguda ou de convalescença. 


O período de virémia é curto devendo a pesquisa direta no sangue ser efetuada 3-5 dias após o início dos sintomas e na urina até 10 dias. A partir daí deve ser efetuado diagnóstico indireto através da pesquisa de anticorpos específicos do vírus Zika. O diagnóstico diferencial assim como a pesquisa de coinfecção deve ser efetuado com outras doenças transmitidas por mosquitos, tais como o dengue, a malária e chikungunya.


O Laboratório Dr Joaquim Chaves dispõe de técnicas diretas por PCR ou indiretas por serologia IGM e IgG para todas estas doenças, tendo completado recentemente este painel com o vírus Zika, cuja infeção foi recentemente classificada como emergência sanitária internacional pela OMS.

Partilhar este artigo