Aceitar!

Este website utiliza cookies para assegurar uma melhor experiência no nosso website. Saber Mais

pt
en

informações

214 124 300

Temas de Saúde

Sabe a importância de uma consulta de Ginecologia?

João Colaço (Ginecologista) . 10/09/2015

Na saúde da mulher são englobadas várias etapas desde a adolescência até à menopausa passando pela idade reproductiva, englobando a gravidez e parto. Aspectos essenciais e algumas particularidades podem ser encontradas e cada uma delas.

A consulta de Ginecologia tem uma importância fundamental na realização e promoção de atitudes preventivas, exame ginecológico, colheita de citologia do colo do útero e observação mamária. Nesta consulta são programadas a realização de exames de rastreio importantes como a mamografia e ecografia mamária. Igualmente são avaliados outros aspectos como a patologia ginecológica benigna (miomas uterinos e quistos do ovario), patologia mamária, menopausa,prolapso dos órgãos genitais e incontinência urinária entre outras patologias, sobretudo numa vertente essencialmente preventiva.


Na consulta de obstetricia, a vigilância pré-natal constitui o principal objectivo para assegurar o nascimento de um recém nascido ou recém nascidos saudáveis em caso de uma gravidez de gémeos e antecipando possíveis complicações e intercorrencias da gravidez.

Fundamental e a programação das consultas adequadas ao grau de risco da gravidez e por trimestre. 


No acompanhamento pré-natal e fundamental em cada trimestre a realização de exames de diagnósticos específicos. No primeiro trimestre a realização de uma ecografia obstétrica de datagem para avaliação precoce de alterações dos cromossomas fetais e bem como o rastreio pre-natal do primeiro trimestre. Cada vez mais existem métodos de rastreio e diagnóstico pre-natal não invasivos que devem ser adequados em função da idade da grávida e dos achados encontrados na ecografia obstetrica. No segundo trimestre e realizada a ecografia para estudo morfológico fetal e no último trimestre para avaliação de crescimento e avaliação de bem estar fetal. Em cada trimestre são realizadas analises de sangue e urina conforme definido para a vigilância pre-natal.

Partilhar este artigo