Aceitar!

Este website utiliza cookies para assegurar uma melhor experiência no nosso website. Saber Mais

pt
en

informações

214 124 300

A Joaquim Chaves Saúde tem vindo a expandir cada vez mais a sua oferta de saúde, explorando novas áreas de especialidade e desenvolvendo, deste modo, mais e melhores serviços para benefício dos utentes.


As Clínicas Médicas e as Clínicas de Radioncologia estão na linha da frente do diagnóstico e tratamento das doenças oncológicas em Portugal.


Em 2002, a inauguração do Centro Oncológico Dra. Natália Chaves (Carnaxide, Lisboa) foi o início de um percurso que faz da JCS o maior prestador privado em Radioterapia a nível nacional. 


As 6 Unidades de Radioncologia sediadas no Porto, Santarém, Lisboa, Algarve, Madeira e futuramente nos Açores, asseguram acessibilidade a tratamentos de última geração em Radioterapia, a um número muito significativo de doentes que, de outro modo, veriam retardados os tratamentos e teriam que se deslocar para longe das suas áreas de residência.

Saber Mais

Em Portugal, a taxa de incidência de tumores malignos situa-se em cerca de 426 por 100.000 habitantes (fonte: Direcção-Geral da Saúde, 2014), valor que tem vindo progressivamente a crescer, acompanhando o envelhecimento populacional. Estes valores reflectem a tendência europeia e mundial e representam um enorme desafio para a saúde de toda a humanidade.


Os extraordinários progressos no tratamento do cancro resultam de vários factores, entre os quais se destacam as campanhas de informação sobre comportamentos de risco, a implementação de rastreios eficazes, o recurso a modernas tecnologias de diagnóstico laboratorial e de imagem o que permite o diagnóstico mais precoce da doença e o recurso a tratamentos mais eficazes e melhor tolerados pelos doentes.


O tratamento oncológico moderno assenta na abordagem multidisciplinar, envolvendo várias disciplinas médicas, e num leque de tratamentos de diversos tipos, onde se destacam a quimioterapia e a radioterapia.


A radioterapia guiada por imagem e administrada pelos mais avançados equipamentos tecnológicos, permite uma alta eficácia de tratamento, associado a um maior conforto dos doentes, comparativamente à radioterapia convencional.


Nas Clínicas de Radioncologia da Joaquim Chaves Saúde, estão disponíveis as técnicas mais avançadas de:


Medicina Nuclear

  • A Medicina Nuclear é uma especialidade médica que trabalha em íntima ligação com a Oncologia moderna, tanto na detecção dos cancros como no planeamento dos tratamentos de radioterapia e na avaliação da evolução da doença.

  • As Unidades de Radioncologia Joaquim Chaves Saúde dispõem de um equipamento de PET CT (Tomografia de Emissão de Positrões) de última geração, que permite detectar o cancro nas suas fases precoces e planear o tratamento em ligação com a Radioterapia.

Radioterapia Externa

  • É uma técnica que usa as radiações para tratar tumores através de aceleradores lineares. Atualmente, em 50 % dos casos, é utilizada de forma isolada ou em complemento com cirurgia e quimioterapia.

Radioterapia Estereotáxica

  • É uma técnica que utiliza, com grande precisão, elevadas doses de radiação dirigidas a tumores, evitando a irradiação de órgãos vizinhos, saudáveis e sensíveis. Pode ser fraccionada em diversas doses ou em dose única (designando-se Radiocirurgia). A Radioterapia estereotáxica não é invasiva e não necessita internamento. Usa-se fundamentalmente em tumores intracranianos.

Radiocirurgia

  • Técnica de precisão em dose única, é utilizada mais frequentemente em tumores e metástases cerebrais. Os resultados terapêuticos da radiocirurgia variam em função da patologia tratada: mais de 90% de sucesso em metástases cerebrais radiossensíveis, cerca de 75% em malformações artério-venosas (MAV) de encerramento mais tardio e percentagens menores na terapêutica paliativa de alguns tumores.

  • A Radiocirurgia constitui um instrumento novo multidisciplinar, muito eficaz e não invasivo com um papel importante como alternativa ou complemento no tratamento de muitas situações patológicas, sobretudo lesões intracranianas em que não esteja assegurado o sucesso com as opções terapêuticas convencionais.


Braquiterapia Intersticial e Endocavitária

  • A braquiterapia é uma técnica avançada de tratamento do cancro que utiliza fontes radioactivas colocadas no interior ou na proximidade do tumor e que permite fornecer altas doses de radiação no alvo, sem afectar os tecidos saudáveis circundantes.

Braquiterapia Intersticial e com Sementes

  • Técnica em que se implantam sementes radioactivas de libertação lenta, na próstata com intenção curativa nestes tumores.

IMRT (Radioterapia de Intensidade Modulada)

  • A IMRT é uma modalidade avançada de tratamento, muito eficaz na irradiação de tumores originais e de zonas prováveis de disseminação tumoral.

IGRT (Radioterapia Guiada por Imagem)

  • A IGRT é uma modalidade de administração de radioterapia de alta precisão que poupa os tecidos vizinhos graças à utilização de técnicas de imagem - Ressonância Magnética, Tomografia Computorizada, Ecografia, Radiografia Convencional.

Algumas das Unidades de Radioncologia contam com a presença da especialidade de Oncologia Médica estando aptas a administrar tratamentos de quimioterapia.


MINIMIZAR

Serviços

Consulta de Oncologia

Unidades de Saúde

Médicos