Aceitar!

Este website utiliza cookies para assegurar uma melhor experiência no nosso website. Saber Mais

pt
en

informações

214 124 300

As análises clínicas foram a aposta pioneira da JCS com a criação do Laboratório Dr. Joaquim Chaves, em 1959, inicialmente sediado em Mafra e actualmente em Algés.


Dando resposta a uma necessidade objectiva das populações, no decorrer dos anos fomos criando Postos de Colheitas ao longo do território nacional, contando hoje com uma rede de mais de 150 Postos. Recentemente, alargámos a nossa acção laboratorial à zona sul do país, com a criação do Laboratório Dr. Joaquim Chaves Algarve.


1. Recepção

Atendimento e abertura dos processos individuais dos utentes, sua orientação até à colheita.


2. Colheitas

Colheita das amostras biológicas, formação e informação relacionada com o material de colheita de acordo com a natureza do produto e a determinação analítica a efectuar. Atendimento profissional e afável dos utentes assegurando o respeito integral pelos seus direitos.


3. Triagem

Execução e controlo da fase pré-analítica do Laboratório, designadamente pela recepção, verificação, processamento e manipulação primária das amostras biológicas. Registo das falhas de colheita e sua comunicação aos postos de colheita, laboratórios ou hospitais.


4. Área Analíticas:


    • Serviço de Genética 
      O Serviço de Genética Médica nasceu em 1995 com o objectivo de fazer face à crescente necessidade de prestar um diferenciado e rápido diagnóstico nas doenças genéticas.
      Realiza e desenvolve vários testes genéticos nos vários domínios da genética, nomeadamente: rastreio pré-natal bioquímico (combinado do primeiro trimestre, teste quádruplo do segundo trimestre e teste integrado do primeiro/segundo trimestre) do Síndrome de Down e Defeitos do Tubo Neural (DTN), e outras cromossomopatias; rastreio de pré-eclâmpsia, testes não invasivos no sangue periférico das grávidas, a partir das 9 semanas de gestação para detecção de várias cromossomopatias no feto, tais como o Síndrome de Down, Síndrome de Edwards, Síndrome de Patau, Síndrome de Turner e outras doenças cromossómicas e génicas.Na área da Citogenética / Citogenética Molecular, estuda as alterações cromossómicas numéricas e estruturais equilibradas ou desequilibradas em diagnóstico Pré-Natal e Pós-Natal através da realização do cariotipo fetal e do cariotipo na população e recorrendo a metodologias avançadas, nomeadamente, estudos citogenómicos por microarray (cariotipo molecular). Na área da Genética Molecular, disponibiliza um variado número de testes genéticos utilizando metodologias apropriadas e desenvolvidas para o diagnóstico Pré e Pós-Natal de várias doenças genéticas mono e poligénicas, nomeadamente:- Diagnóstico rápido de aneuploidias;- Determinação do sexo fetal e do grupo RH fetal no sangue periférico da gestante;- Genes do Sistema HLA (
      Human Leukocyte Antigens);- Trombose e Hemostase;- Infertilidade;- Atraso Mental e deficit cognitivo;- Doenças raras;- Doenças oncológicas;- Painéis de NGS (Next Generation Sequencing) desenhados de acordo com a doença genética em estudo. Presta ainda serviços no âmbito de:- Investigação de parentesco (testes de paternidade); - Factores genéticos associados a patologias multifactoriais;- Genotipagem na área de estudos de farmacogenética.O Serviço de Genética Médica actua em articulação com a consulta de Genética Médica, assegurando o apoio de um Médico Geneticista, para um adequado Aconselhamento Genético.


    • Core Laboratorial 
      São efectuadas determinações analíticas no âmbito da química clínica, endocrinologia, hematologia, imunohematologia e da serologia de doenças infecciosas; estudo dos diversos sistemas metabólicos e da homeostasia relacionados com o funcionamento fisiológico e fisiopatológico dos diversos órgãos, monitorização terapêutica de fármacos, pesquisa de substâncias psicoactivas e monitorização dos doentes no contexto da doença da adição, assim como da avaliação funcional dos eixos endocrinológicos; estudo dos elementos figurados do sangue, da hemostase, trombofilia e fibrinólise, assim como a determinação dos grupos sanguíneos (sistema AB0, Rh e Kell) e a pesquisa, identificação e titulação de anticorpos com especificidade para antigénios eritrocitários de elevada prevalência (autoanticorpos e aloanticorpos clinicamente significativos).


    • Imunologia 

      Diagnóstico directo ou indirecto, caracterização, quantificação e confirmação da presença de marcadores séricos de doença infecciosa, resultantes da resposta do hospedeiro a diversos agentes agressores. Estudo qualitativo e quantitativo de anticorpos, antigénios e sua caracterização. Pesquisa directa de vírus, bactérias, fungos e parasitas. Determinação de citoquinas, moléculas de adesão, péptidos e antioxidantes. Estudo da auto-reactividade através da pesquisa e/ou doseamento dos autoanticorpos ou da identificação das suas especificidades antigénicas.


    • Química Analítica

      Estudo laboratorial de metabolitos, hormonas, vitaminas, elementos traço, neurotransmissores, metais pesados e outros bioconstituintes através do recurso a sistemas analíticos próprios. Confirmação da presença de drogas ilícitas em diversos produtos biológicos.

      Monitorização de fármacos e identificação dos seus metabolitos. Análise físico-química e espectroscópica do cálculo urinário, vesículo-biliar e prostático.


    • Radioimunoensaio

      Estudo bioquímico e avaliação funcional dos eixos endocrinológicos. Estudo laboratorial da doença alérgica e das atopias.


    • Microbiologia

      Estudo laboratorial das doenças infecciosas de etiologia bacteriana, micológica e parasitológica, através do exame morfológico directo, do isolamento, identificação e determinação da resistência aos agentes antimicrobianos, dos microrganismos presentes em diferentes amostras biológicas. Monitorização da eficácia da terapêutica antibiótica.


    • Biologia Molecular

      Estudo qualitativo e quantitativo de sequências genómicas de ácidos nucleicos específicas de microrganismos potencialmente patogénicos.


5. Área Pós-Analítica 

Processamento, preparação para envio e entrega dos Boletins de Análise.


Procurar análise

Para obter informações sobre uma análise e a preparação necessária, utilize esta pesquisa:

Ver Todas